Um programa de marketing combina todos os elementos do mix de marketing em um programa integrado, desenvolvido para alcançar os objetivos de marketing da organização por meio de entrega de valor aos consumidores. Dessa forma, conclui-se que o mix de marketing é um conjunto das seguintes variáveis:
O estudo dos objetivos empresariais, da gestão dos fluxos produtivos e da capacidade permitiu o desenvolvimento do OPT (Optimized Production Technology). Essa técnica de gestão da produção e operações tem o propósito de gerar mais dinheiro para a organização, através do correto gerenciamento dos materiais e dos recursos de produção. Como consequência, definiram-se diversos princípios do OPT. Todas as afirmativas em relação aos princípios do OPT apresentadas a seguir estão corretas, EXCETO:

A Teoria das Restrições (TOC - Theory of Constraints) é uma filosofia de negócios, introduzida pelo Dr. Eliyahu M. Goldratt, baseada na aplicação de princípios científicos e de raciocínio lógico para orientar as organizações. Entre os princípios básicos da Teorias das Restrições, tratados como axiomas, cita-se a
No arranjo físico por processo, os recursos transformadores similares são agrupados juntos na operação de produção. Uma das vantagens desse tipo de arranjo físico é ter o(a)
Uma gráfica tem uma linha de produção que opera 24 horas por dia e 5 dias por semana. Os registros para uma semana de produção mostram que foram perdidas 5 horas, devido à manutenção preventiva, e 2 horas para amostragens de qualidade. A proporção entre o volume de produção conseguido por uma operação em horas e a sua capacidade de projeto, também em horas, está compreendida entre
Uma fábrica de motocicletas produz três modelos diferentes: MTL-750, MTP-250 e MTC-125. O modelo MTL-750 pode ser montado em 3 horas, o MTP-250, em duas horas, e o MTC-125, em 1,5 horas. A área de montagem da fábrica tem disponibilidade de 800 horas de pessoal de montagem por semana. A demanda para os três modelos obedece à proporção 2:3:2, respectivamente. O número de unidades produzidas por semana está entre
Uma indústria manufatureira utiliza a filosofia de controle Just in Time no planejamento e no controle da produção. Nesse sentido, essa filosofia consiste em:
A Lei nº 8.666/1993 instituiu normas para licitações e contratos da Administração Pública. Essa Lei busca garantir a isonomia, devendo estar em estrita conformidade com princípios básicos, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, probidade administrativa e outros, buscando sempre a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, visando a assegurar a supremacia do interesse público. Ressalvadas as hipóteses previstas na própria Lei, as obras, os serviços, inclusive os de publicidade, as compras, as alienações, as concessões, as permissões e as locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação.
De acordo com o estabelecido na Lei nº 8.666/1993, NÃO ...
Uma empresa comprou um equipamento que deverá ser pago em duas parcelas. A primeira parcela deverá ser paga ao final do terceiro mês, e a segunda, ao final do sexto mês. Como está sendo cobrada uma taxa de juros simples de 4% a.m., os valores das parcelas serão, respectivamente, de R$ 3.920,00 e R$ 4.340,00. Se a empresa tivesse optado por pagar o equipamento em uma única parcela ao final do segundo mês, considerando- se uma taxa de juros compostos de 3% a.m., a empresa deveria pagar