Questões sobre Geral da CONSULPLAN

A Engenharia Econômica, conforme as referências recomendadas pela ABEPRO, envolve a formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos para avaliar as alternativas para tomadas de decisão, consistindo em um conjunto de técnicas matemáticas que simplificam a comparação econômica e se dividem em 4 subáreas. Assinale a alternativa que NÃO se refere a uma dessas subáreas.
  • A. Gestão de riscos.
  • B. Gestão de custos.
  • C. Gestão estratégica.
  • D. Gestão de investimentos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A logística movimenta bens e serviços dos pontos de origem aos pontos de uso ou consumo, podendo utilizar diversas modalidades de transporte. Em relação às modalidades de transporte, analise as afirmativas.

I. Ferroviário: definido como um modo de transporte para grandes volumes, com um valor unitário baixo, sem urgência de entrega e terminais fixos, não podendo ser aplicado onde se requer coleta e entrega ponto a ponto, devido à falta de flexibilidade.

II. Intermodal: definido como sendo o movimento de cargas que o utiliza de maneira combinada diferentes modos de transporte. Neste modo, apenas um agente se encarrega do movimento da carga, utilizando mais de um meio físico.

III. Rodoviário: modalidade mais utilizada para produtos que têm um alto valor, como equipamentos eletrônicos e máquinas de precisão, devido ao alto custo nele envolvido, porém, apresenta características importantes quanto a segurança e agilidade.

IV. Hidroviário: um dos meios de transporte mais antigos que existe, porém, a falta de tecnologia avançada e a mão de obra não qualificada, aliadas aos problemas estruturais das instalações, levam ao aumento de custos e atrasos nas transações de exportação e importação.

V. Multimodal: consiste na combinação de distintos modos de transporte, em que diferentes contratos são efetuados de maneira unilateral com as diferentes empresas responsáveis pelo transporte.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. I, II e V.
  • D. I, III e V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As medidas ou variáveis antropométricas para dimensionamento do posto de trabalho com o uso do computador deve determinar: a altura do assento, do encosto da cadeira e da mesa; o espaço entre o assento e a mesa; a altura do monitor, do teclado e do mouse; e, o suporte para texto e braços. Analise as seguintes variáveis antropométricas e assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. Altura poplítea (sujeito sentado com os pés apoiados no piso e ângulo de 90°): altura do assento.
  • B. Altura do cotovelo (medida da distância do cotovelo, com o sujeito sentado na posição poplítea ao piso): altura da mesa.
  • C. Suporte para os braços: deve ser regulado dependendo da altura do assento, garantindo o apoio do braço quando satisfeitas as condições impostas pela altura da mesa.
  • D. Altura lombar (medida do piso até o ponto de inflexão da coluna, entre a terceira e quinta vértebra lombar, com o sujeito sentado na posição poplítea): encosto da cadeira.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com base na engenharia dos produtos, especificamente em relação ao ciclo de vida e seus requisitos básicos, todo produto passa por estágios ao longo da sua vida útil, e cada estágio apresenta algumas características. Acerca das características do ciclo de vida dos produtos e seus estágios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Sustentabilidade ambiental: o setor de desenvolvimento de produtos diminui as operações modelos do produto e concretiza os estudos sobre a reciclagem dos produtos em fim de vida e da logística de coleta e tecnologia de reciclagem.

( ) Ciclo de vida: histórico do produto desde sua concepção até a retirada do mercado.

( ) Maturidade: caracteriza-se pelo crescimento das vendas proporcionado pelo maior conhecimento do produto. A atividade de projeto concentra-se em incorporar novas funções do produto e melhorias na qualidade.

( ) Declínio: além do tripé básico de todo o projeto de produto – custo, qualidade e prazo –, também é uma componente, inicialmente representada pela reciclabilidade e economia de energia.

( ) Crescimento: caracteriza-se pela estabilização da taxa de crescimento e por redução de custos do produto, de forma a manter sua competitividade. As principais atividades de projeto se concentram na simplificação do produto produtivo, de forma a reduzir o custo final do produto.

( ) Introdução: caracteriza-se pelas elevadas despesas de promoção e preços altos. Nesse estágio, a principal atividade de projeto de produto é a incorporação de inovações ao produto que garantam a percepção de conteúdo inovador pelo marcado.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, F, F, V.
  • B. F, V, V, F, V, F.
  • C. V, V, V, F, F, F.
  • D. F, V, V, F, F, V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Na Engenharia Organizacional é importante destacar a relação entre a gestão organizacional e a gestão da tecnologia, que influencia a produção em relação ao produto/serviço ou processo. Para isso, é indispensável o conhecimento da tipologia da tecnologia empregada que, do ponto de vista administrativo, pode ser abordada e analisada de vários ângulos. Acerca da tecnologia empregada em relação aos tipos de operações, analise as afirmativas.

I. Na produção unitária ou oficina, a produção é feita por unidades ou por pequenas quantidades, cada produto a seu tempo, sendo modificado à medida que se realiza o trabalho. Como exemplo, a produção de navios, locomotivas, construção civil etc.

II. O processo contínuo ou automatizado é feito em grandes lotes e em grande quantidade, utilizando linhas de montagem padronizadas, como montadoras de carros, indústria de eletroeletrônicos etc.

III. A produção em massa ou mecanizada utiliza poucos operários especializados, monitorando um processo total ou parcialmente automatizado, como no caso das refinarias, siderurgias etc.

IV. A tecnologia empregada no processamento contínuo de produção permite um maior grau de previsão de resultados operacionais em relação à tecnologia de produção unitária.

 Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A gestão de operações pode se apresentar de maneira simplificada, compreendendo várias funções, sendo definida de diferentes formas, da mais simples a mais complexa. De acordo com as funções da gestão de negócios, analise.

I. Gestão de demanda: compreende as funções de acompanhamento do processo produtivo e de entrega de produtos.

II. Planejamento de negócios: conhecido por estratégico, compreende a definição dos recursos de manufatura e de necessidade de materiais que a empresa necessitará a longo prazo.

III. Planejamento operacional: compreende as atividades de planejamento ou utilização dos recursos e as de planejamento das necessidades de materiais.

IV. Controle da produção: tem a função de interface entre a produção e o mercado.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: