As instalações sanitárias de um canteiro de obras, localizado em local desprovido de rede pública coletora de esgoto, atendem 50 pessoas através de fossa séptica de câmara única e de sistema de disposição de seus efluentes. Ensaios realizados de acordo com a NBR 13.969 em 3 pontos do terreno próximos às instalações, para determinação da capacidade de absorção do solo, indicaram um tempo de infiltração de 4 minutos. A contribuição diária, por pessoa, de despejos domésticos daquele canteiro de obras é de 70 litros. Considerando esta situação e, com base na Figura a seguir, conclui-se que:
Analise as sentenças a seguir relativas aos recursos hídricos:
I - O fator de forma de uma bacia hidrográfica é a razão entre o perímetro da bacia e a circunferência do círculo de área igual à área da bacia.
II - O valor da precipitação máxima de 24 horas é maior que a precipitação máxima diária.
III - O tempo de concentração é o intervalo de tempo necessário para que toda a bacia hidrográfica passe a contribuir para a vazão na seção de interesse.
IV - O coeficiente de escoamento superficial ou de deflúvio (runoff) de uma precipitação é dado pela relação entre o volume de água escoado superficialmente e o volume de água infiltrado.
São corretas apenas as afirmativas:
Analisando-se a estrutura plana em arco articulado e atirantado submetida a uma carga uniformemente distribuída de 10 kN/m, como mostra a figura a seguir, conclui-se que o esforço de tração a que o tirante está submetido é igual a:

Considerando que avaliar um terreno urbano é estimar o seu valor de mercado em data determinada, julgue os itens seguintes:
I - Valor de mercado é o preço justo pago por um terreno por um comprador desejoso de comprar para um vendedor desejoso de vender, ambos com pleno conhecimento do seu aproveitamento eficiente.
II - Aproveitamento eficiente é aquele recomendável e tecnicamente possível para o local, numa data de referência, observada a tendência mercadológica nas circunvizinhanças entre os diversos usos permitidos pela legislação pertinente.
III - Os terrenos de esquina ou com frentes múltiplas são menos valorizados.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa(s) incorreta(s):