5151 Q759068
Engenharia Civil
Ano: 2017
Banca: UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Com relação ao ensaio de simples reconhecimento do solo - Standard Penetration Test (SPT), assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.

( ) O ensaio é realizado a cada metro de profundidade, porém o amostrador-padrão "Raymond" possui apenas 60 cm de comprimento.

( ) Durante o ensaio, é possível obter os valores da resistência NSPT, ter a caracterização tátil visual do solo e medir o nível de água do terreno. Porém, não é possível coletar amostras em diferentes profundidades para medir a umidade natural do solo.

( ) A cravação do amostrador é realizada com sucessivas batidas de um martelo com 65 kg, que é lançado manualmente de uma altura de 100 cm.

( ) O valor da resistência NSPT é o número de golpes necessário para fazer o amostrador-padrão...

5152 Q759059
Engenharia Civil
Ano: 2017
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)
Com relação ao estudo da Mecânica dos Solos, é correto afirmar:
5153 Q759021
Engenharia Civil
Ano: 2017
Banca: Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Nas figuras a seguir, temos blocos cerâmicos para vedação submetidos à verificação de algumas de suas características.

Nas situações A e B, respectivamente, estão sendo verificados, nos blocos cerâmicos,

5154 Q759008
Engenharia Civil
Ano: 2017
Banca: Universidade Federal do Goiás (UFGO)

Em uma obra, necessita-se de 400 m³ de concreto em um mesmo dia. Verificando-se as usinas próximas, notou-se que nenhuma delas, sozinha, era capaz de fornecer o volume em um único dia. A tabela abaixo ilustra as informações levantadas.

Com base na tabela, o menor custo da concretagem será obtido pela soma dos seguintes volumes fornecidos pelas usinas A, B e C, respectivamente:

5155 Q759007
Engenharia Civil
Ano: 2017
Banca: Universidade Federal do Goiás (UFGO)

A execução de um muro em torno de um terreno de 15 x 30 m, com 2 m de altura, segue a composição unitária destacada na tabela.

 Qual é a menor quantidade de sacos de cal hidratada necessária para a execução do muro?

5156 Q759006
Engenharia Civil
Ano: 2017
Banca: UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

A argamassa é um produto amplamente usado na construção civil, principalmente, no assentamento de alvenarias e revestimentos como: reboco, con- trapiso, assentamento e rejuntamento de peças cerâmicas.

A respeito desse material, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A norma ABNT NBR 13281 (2005): Argamassa para Assentamento e Revestimento de Paredes e Tetos - Requisitos classifica as argamassas para assentamento e revestimento de paredes e tetos em função da resistência à compressão, resistência à tração na flexão, densidade de massa aparente no estado endurecido, coeficiente de capilaridade, densidade de massa no estado fresco, retenção de água e resistência potencial de ade- rênciaà tração.

( ) A resistência à compressão uniaxial d...

5157 Q759005
Engenharia Civil
Ano: 2017
Banca: UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

A madeira é utilizada com múltiplas finalidades na construção civil brasileira.

Sobre esse material, assinale a alternativa INCORRETA.

5158 Q759004
Engenharia Civil
Ano: 2017
Banca: UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

As tintas são materiais apresentados na forma líquida que, quando aplicadas sobre uma superfície, resultam em um filme sólido, contínuo e aderido ao substrato, com função decorativa e de barreira a agentes agressivos.

Sobre as tintas de revestimento, considere as afirmativas a seguir.

I ^ As tintas usadas na construção civil são divididas em dois grupos: látex e esmaltes sintéticos. Exemplo do primeiro grupo é a PVA e do segundo é a acrílica.

II ^ Normalmente são três os padrões de acabamento disponíveis para as tintas látex: semibrilho, acetinado e fosco. O acabamento fosco é mais indicado para fins de proteção, enquanto o acabamento semibrilho para fins decorativos. A tinta semibrilho é de alta fração volumétrica de pigmentos (PVC), enquanto a fosca é de baixo ...

5159 Q759003
Engenharia Civil
Ano: 2017
Banca: UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

A respeito dos revestimentos cerâmicos usados em acabamentos na construção civil, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada alternativa a seguir.

( ) AABNTNBR 13818 (1997): Placas Cerâmicas para Revestimento - Especificações e Métodos de Ensaio fixa as tolerâncias dimensionais das placas cerâmicas de revestimento, sendo as tolerâncias dimensionais dependentes da dimensão nominal da placa, ou seja, placas maiores têm variações dimensionais permitidas maiores.

( ) A resistência à abrasão de placas cerâmicas esmaltadas é classificada segundo as classes PEI, sendo a maior classe de resistência à abrasão a classe PEI-3 e a menor PEI-0.

( ) A absorção de água é um dado importante na especificação de placas cerâmicas aplicadas em áreas úmidas ou molhadas, sendo o fa...

5160 Q758998
Engenharia Civil
Ano: 2017
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)
Com relação ao estudo dos materiais de construção, é correto afirmar: