Engenharia Ambiental e Sanitária Gestão Ambiental na Engenharia Ambiental e Sanitária ISOS Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária + 2
Ano: 2025
Banca: Instituto Consulplan

Em relação às normas e práticas de qualidade e meio ambiente, sobre o conceito de ciclo de vida de produtos e serviços, assinale a afirmativa INCORRETA.

Engenharia Ambiental e Sanitária Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A qualidade do solo e da água subterrânea estão intimamente relacionadas. A poluição das águas subterrâneas geralmente resulta em aquíferos ou partes de aquíferos degradados para além da reparação.

Sobre o processo de contaminação da água subterrânea e o comportamento hidroquímico de contaminantes, assinale a afirmativa correta.  
Engenharia Ambiental e Sanitária Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária Conceitos e Fundamentos em Meio Ambiente Efluentes Líquidos + 2
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
A preocupação com a sustentabilidade ambiental da piscicultura é crescente. Cada vez mais, os órgãos ambientais exigem que a atividade aquícola exerça a menor influência possível nos corpos d’água e mantenha a diversidade natural e o equilíbrio dos ecossistemas. Para isso, todos os fatores que possam gerar um impacto ao ambiente devem ser manejados correta e cuidadosamente. São práticas de manejo que minimizam os impactos ambientais de uma piscicultura:

I. Utilizar adequadas taxas de lotação (densidade de estocagem) para reduzir a renovação de água e a liberação de excretas nos corpos d’água.
II. Utilizar sistemas de tratamento de água, como telas e filtros mecânicos, para reduzir os sólidos na água do efluente (métodos físicos); e lagoas de decantação e estab...
Engenharia Ambiental e Sanitária Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária Poluição Atmoférica
Ano: 2025
Banca: Avança SP
Sobre o impacto da poluição atmosférica é correto afirmar, exceto:
Engenharia Ambiental e Sanitária Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária Resíduos Sólidos
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A poluição do solo está ligada diretamente à contaminação da camada superficial da crosta terrestre, que consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem.

A respeito desse tema, assinale a afirmativa correta. 
Engenharia Ambiental e Sanitária Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A poluição dos corpos d’água decorre do lançamento de esgotos e resíduos, mas, também, da irrigação de lavouras, quando adubos e pesticidas são arrastados para os corpos d’água.

A poluição dos corpos d’água pode contribuir para
Engenharia Ambiental e Sanitária Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária
Ano: 2025
Banca: Prefeitura de Bombinhas - SC
Uma área de risco pode ser caracterizada conforme a descrição:
Engenharia Ambiental e Sanitária Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária Politicas públicas, Normas e Legislações Ambientais
Ano: 2025
Banca: Prefeitura de Bauru - SP
De acordo com a norma ABNT NBR 16.246: Florestas urbanas: - Manejo de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas – Parte 1: Poda. As podas comuns que podem ser realizadas no ambiente urbano estão as listadas, EXCETO: 
Engenharia Ambiental e Sanitária Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária Recursos Hídricos Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água + 1
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

Acerca de poluição hídrica e qualidade da água, julgue o item que se segue.


Os metais provenientes de efluentes industriais podem se apresentar na forma de íons hidratados de complexos estáveis ou de partículas inorgânicas.

Engenharia Ambiental e Sanitária Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária Recursos Hídricos Saúde Pública + 2
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

Acerca de poluição hídrica e qualidade da água, julgue o item que se segue.


As doenças veiculadas pela água poluída são causadas por patógenos de etiologia entérica, ou seja, provenientes do intestino de humanos ou animais, transmitidos por via fecal-oral.