1751 Q372335
Engenharia Agronômica
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A manutenção do agroecossistema com matas e diversidade de culturas contribui para o aumento de insetos benéficos. Entre eles estão os inimigos naturais, que se alimentam de insetos-praga, muitos deles específicos para uma determinada praga. Sobre a relação entre inimigos naturais e pragas, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

1752 Q372333
Engenharia Agronômica
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático permitiu realizar a gestão de risco advindo do clima, o que possibilita verificar as áreas onde é possível colher uma segunda safra de uma mesma cultura de verão, como é, por exemplo, o caso do milho safrinha. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. O plantio de milho safrinha diminui a sazonalidade da produção e melhora a logística de armazenagem.

2. Um dos aspectos positivos do milho safrinha é o melhor aproveitamento da mão de obra e do maquinário.

3. O milho safrinha no Paraná pode ser plantado até 25 de abril de cada ano.

4. O milho safrinha é mais vantajoso nos estados da região Nordeste do Brasil.

...
1753 Q372331
Engenharia Agronômica
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Os principais atributos de qualidade de frutos de caroço sob a perspectiva dos consumidores incluem aspectos da aparência, textura, sabor e valor nutritivo. Nesse sentido, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A firmeza da polpa de nectarina entre 6 a 10 libras (lb) apresenta menor potencial de armazenamento do que a firmeza entre 10 e 12 lb.

( ) A concentração de sólidos solúveis totais reduz-se com a maturação dos frutos.

( ) O refratômetro mede o índice de refração da luz quando esta passa pelo suco do fruto.

( ) A mudança de cor da superfície dos frutos ocorre devido à degradação das clorofilas e à síntese de carotenoides.

...
1754 Q372329
Engenharia Agronômica
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Tratos culturais são operações necessárias para manter o desempenho das culturas. Alguns são imprescindíveis, mas requerem grande número de operários. A respeito de tratos culturais em fruticultura, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A montoa é a operação que consiste em colocar ramos e folhas na entrelinha de plantio para melhorar a insolação.

( ) O raleio de frutos é uma atividade que é feita antes da colheita.

( ) A poda de fruteiras pode ser feita no inverno e no verão.

( ) A capina química deve ser realizada no mínimo quatro vezes nas entrelinhas de plantio por ciclo vegetativo em pomares de pêssego, visando melhorar o teor de matéria or...

1755 Q372327
Engenharia Agronômica
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A maioria dos estados brasileiros possui sua própria legislação ambiental, que regula a formação de áreas agrícolas e áreas de preservação. O corte de floresta para fins agrícolas está enquadrado no Código Florestal Brasileiro. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Proprietário rural que desejar ter um pomar doméstico, necessitando cortar árvores nativas, deverá ter autorização de órgão estadual.

2. Pequenas propriedades devem ter 50% de sua área com Floresta de Preservação Permanente.

3. Um pomar doméstico pode ser considerado área de Reserva Legal, desde que entre as árvores frutíferas existam árvores nativas.

4. É permitido o acesso de pessoas e animais às...

1756 Q372326
Engenharia Agronômica
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Produtos alternativos aos produtos fitossanitários de síntese para o controle de pragas estão sendo utilizados na agricultura orgânica. Com relação a esse assunto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

1757 Q372324
Engenharia Agronômica
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O interesse pelos biofertilizantes vem crescendo nos últimos anos com a expansão da agricultura orgânica. Sobre biofertilizantes, considere as seguintes afirmativas:

1. Os biofertilizantes podem conter inoculantes à base de micro-organismos fixadores de nitrogênio.

2. Estercos de porco e aves possuem altos níveis de patógenos e não devem ser utilizados como matéria-prima para os biofertilizantes.

3. A digestão anaeróbica permite a produção de biofertilizantes a partir da associação de compostos diversos, tais como estercos e rochas moídas.

4. Resíduos urbanos podem ser utilizados em digestão aeróbica e posteriormente como biofertilizantes.

5. Leite e urina de ...

1758 Q372323
Engenharia Agronômica
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Para ser utilizada na irrigação de hortaliças folhosas ou não, a água encontrada na natureza deve apresentar características relacionadas com a sua qualidade. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Água com matéria orgânica em suspensão é ideal para ser utilizada na irrigação de hortaliças folhosas.

( ) As bombas hidráulicas são adaptadas para funcionarem com água contendo argila em suspensão.

( ) A presença de coliformes fecais em águas superficiais é maior quando elas são coletadas próximo às cidades.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

1759 Q372321
Engenharia Agronômica
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A aplicação de produtos fitossanitários ou defensivos tem resultado eficiente se forem utilizados equipamentos específicos. Cada equipamento possui características próprias destinadas a uma cultura, praga ou formulação. Considerando a relação entre equipamentos e produtos fitossanitários ou defensivos, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

1760 Q372319
Engenharia Agronômica
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Na agricultura moderna contamos com o auxílio de máquinas agrícolas para a execução de tarefas de forma fácil e eficiente. Com relação a distribuidores de corretivos a lanço pendular e com discos rotativos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O distribuidor de corretivos a lanço pendular pode ser usado para semear em cobertura sementes de arroz, trigo e pensacola.

( ) O distribuidor a lanço com dois discos rotativos com aletas funciona eficientemente de 540 a 700 rpm.

 ( ) A largura de trabalho de um distribuidor a lanço com distribuidor pendular é de 50 metros.

( ) Os distribuidores a lanço pendular ou com discos de 400 kg são acoplados a...