Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: INAZ do Pará
O uso de adubos é importante para fornecer nutrientes para as plantas e melhorar o solo.

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a principal diferença entre adubos orgânicos e adubos químicos.
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo Propagação de Plantas
Ano: 2025
Banca: IBAM
Ao realizar o plantio de mudas de árvores, um jardineiro deve seguir alguns procedimentos para garantir o sucesso do desenvolvimento da planta. A respeito desses procedimentos, analise as afirmativas a seguir.

I. A cova para o plantio deve ter o dobro do tamanho do torrão da muda.
II. É importante adicionar fertilizante químico à cova no momento do plantio para fornecer nutrientes à muda.
III. Após o plantio, a muda deve ser regada abundantemente, cuidando para não encharcar o solo.

É correto o que se afirma em:
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo Defensivos Agrícolas e Fertilizantes na Engenharia Agronômica (Agronomia)
Ano: 2025
Banca: IBAM
A adubação é uma prática fundamental para garantir o bom desenvolvimento das plantas, fornecendo os nutrientes necessários para seu crescimento, floração e frutificação. Existem diversos tipos de adubos, cada um com características e finalidades específicas. O jardineiro deve conhecer as necessidades nutricionais de cada espécie vegetal e escolher o adubo mais adequado para cada situação.
Um jardineiro precisa escolher um adubo para aplicar em um canteiro de flores que apresenta folhas amareladas e pouco desenvolvimento. Assinale a alternativa que indica o tipo de adubo mais indicado para solucionar este problema, considerando que a falta de nutrientes é a causa mais provável.
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: SELECON
Os nutrientes minerais são classificados em macro e micronutrientes, de acordo com a concentração encontrada nos tecidos dos vegetais. Exemplos de macronutrientes são os:
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: OBJETIVA
Após uma análise de solo, foi feita a recomendação de adubação de 30, 150 e 80kg ha−1 de N, P2O5 e K2O, respectivamente. O agricultor pretende utilizar os seguintes fertilizantes: sulfato de amônio (20% de N), superfosfato triplo (41% de P2O5) e cloreto de potássio (58% de K2O). Quais são as quantidades, em kg, de cada fertilizante que deverão ser aplicadas por hectare, respectivamente?
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a prática comumente utilizada para corrigir a acidez e melhorar a fertilidade dos solos brasileiros, especialmente em áreas de Latossolos e Argissolos.
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo Ecologia na Engenharia Agronômica + 1
Ano: 2025
Banca: FUVEST
O manejo das pastagens deve ser feito de forma a evitar a contaminação ambiental por dejetos aplicados no solo. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada com um plano de manejo de dejetos.
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A água, distribuída em um perfil de solo uniforme submetido a uma pequena carga hidráulica na superfície (H0), pode ser representada pela figura a seguir. Atenção: no desenho a zona de saturação está deslocada para baixo. 

...
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: Prefeitura de Bauru - SP
A respeito da utilização de compostagem como insumo na implantação e manejo de hortas urbanas com espécies tradicionais, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

Acerca dos sistemas agroflorestais, julgue o item seguinte.


Em sistemas convencionais de cultivo, apenas dois terços de nitrogênio e fósforo aplicados via solo são, de fato, absorvidos pelas plantas. Nesse contexto, a implantação de sistemas agroflorestais com espécies dotadas de radiculares profundos pode absorver o excesso de nutrientes lixiviados em campos de culturas agrícolas convencionais.