Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Referente aos principais elementos e suas funções nas plantas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Fósforo.
2. Enxofre.
3. Potássio.
4. Ferro.
5. Silício. 

Coluna 2
( ) É depositado nas paredes celulares e contribui para propriedades mecânicas das paredes celulares incluindo rigidez e elasticidade.
( ) Componente de aminoácidos como cisteína, metionina e cistina, sendo base para proteínas.
( ) Possui papel central em reações que envolvem ATP.
( ) Requerido como cofator de mais de 40 enzimas, sendo o principal cátion no estabelecimento da turgidez celular.
( ) Elemento constituintes de citocromos envolvidos na fotossíntese, fixação de nitrogênio e respiração. ...
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Referente ao entendimento das bases para o manejo conservacionista do solo agrícola, analise as assertivas a seguir:

I. Quanto maior o conteúdo de água no solo antes de uma precipitação, menor será a taxa de infiltração de água dele.
II. Quanto maior o teor de argila de um solo, menor é velocidade de infiltração de água.
III. Para um solo com valor de condutividade hidráulica saturada de 10 mm/h, qualquer volume de chuva, maior ou menor que esse valor, haverá escoamento superficial.
IV. Quanto mais arenoso for um solo, maior é a sua porosidade total, e menor será o valor da condutividade hidráulica saturada, uma vez que tem mais poros para serem enchidos com água.

Quais estão corretas?
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Referente à fertilidade dos solos, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na medida em que o pH de um solo aumenta, em solos minerais há um aumento das cargas líquidas negativas na superfície das argilas.
( ) Valores de pH dos solos acima de 7,0 tornam os micronutrientes mais prontamente disponíveis para as plantas.
( ) Para solos ácidos, uma das formas de elevar o valor o pH é adicionar gesso agrícola, calcário dolomítico e/ou pó de rocha alcalina com granulometria inferior a 0,053 mm.
( ) Uma das formas de se aumentar a CTC de solos minerais é aumentando a quantidade de material orgânico sobre o solo.
( ) Em solos alcalinos, como os que ocorrem na região noroeste de Tangará, a aplicação...
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: Instituto Fênix
Sobre a fertilidade do solo e o uso de corretivos, considere as seguintes afirmativas:

I. A correção da acidez do solo com calcário melhora a disponibilidade de nutrientes como o fósforo para as plantas.
II. O excesso de calcário pode elevar o pH do solo a níveis que prejudicam a absorção de micronutrientes.
III. Solos arenosos possuem maior capacidade de retenção de nutrientes do que solos argilosos devido à sua maior porosidade.

Está correto o que se afirma em:
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
A deficiência desse nutriente mineral em hortaliças folhosas, como alface e espinafre, resulta em folhas com coloração amarelada (clorose), começando pelas folhas mais velhas e progredindo para as mais novas.
Esse nutriente mineral é o
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Os corretivos são produtos aplicados para melhorar as condições químicas do solo, corrigindo problemas de acidez, salinidade ou deficiência de nutrientes básicos. A acidez do solo, pode limitar a disponibilidade de nutrientes e prejudicar o crescimento das plantas, e o uso de corretivos ajuda a alterar o pH e a aumentar a disponibilidade de nutrientes.

Sobre o uso de corretivos, assinale a afirmativa correta.
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo Bioquímica em Agronomia + 2
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Quando há deficiências minerais no solo, há perturbação do metabolismo e do funcionamento em nível celular nas plantas. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de nutrientes envolvidos às suas respectivas deficiências minerais.

Coluna 1

1. Nutrientes minerais que integram compostos de carbono.
2. Nutrientes minerais importantes na armazenagem de energia ou na integridade estrutural.
3. Nutrientes minerais que permanecem na forma iônica.
4. Nutrientes minerais que estão envolvidos em reações redox.

Coluna 2

( ) Zinco, cobre, ferro e molibdênio.
( ) Cloro, magnésio e potássio.
( ) Fósforo e silício.
( ) Nitrogênio e enxofre.
( ) Boro.

A ordem co...
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
A fertilidade de solos agrícolas precisa ser construída, uma vez que os teores naturais não são suficientes para suportar os elevados rendimentos das culturas. Referente à fertilidade do solo, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A interpretação da necessidade de corretivo de solo é um parâmetro qualitativo.
( ) Quanto menor o valor V ou menor o índice SMP de um solo, maior será a quantidade de corretivo a ser aplicado nele. ( ) O uso de fosfato natural é indicado e tem efeito positivo na elevação dos teores de P no solo, especialmente nas condições de solos que tem o pH corrigido com calcário.
( ) Quanto maior os níveis de fertilidade de um solo, menor é a resposta das culturas ao aporte de nutrientes. ...
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Uma vez coletadas, as amostras de solo são submetidas a uma série de análises por meio de diferentes métodos de obtenção dos parâmetros de interesse. Em relação aos métodos e recomendações para calagem e adubação com NPK, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A CTC a pH7,0 é obtida pela mistura na proporção de 1:4 entre água e solo, sendo que o pH em água do solo é elevado até 6,0. ( ) A acidez potencial do solo pode ser estimada pelo índice SMP.
( ) A CTC efetiva do solo é calculada pelo somatório do Al trocável e a soma dos cátions trocáveis (ou valor S), desconsiderando o sódio.
( ) A determinação do teor de boro se dá por meio da extração com água quente e da leitura da quantidade por colorimetria.
...
Engenharia Agronômica (Agronomia) Estudo dos Solos Fertilidade do Solo Aptidão Agrícola dos Solos Brasileiros
Ano: 2025
Banca: Avança SP
Considerando a otimização dos recursos e a diversificação das atividades na propriedade, assinale o sistema que integra, numa única área, diferentes finalidades (lavoura, pecuária, floresta), objetivando maximizar a utilização dos meios de produção.