351 Q889609
Enfermagem
Ano: 2020
Banca: ADM&TEC
Influência da assistência de enfermagem na prática da amamentação no puerpério imediato

Por BATISTA, 2013 (trecho de artigo adaptado).

A prática do aleitamento materno está relacionada a fatores de ordem física, psicológica e social, sendo reconhecida a influência dos profissionais de saúde envolvidos nesse processo (MARINHO; LEAL, 2004).
A partir de 1981, o Brasil passou por importantes transformações sociais no cenário do aleitamento materno, com o desenvolvimento de uma política estatal, estabelecida pelo Ministério da Saúde, focada na temática específica para o setor de saúde (SYDRONIO, 2006). Entretanto, não obstante o incentivo à amamentação e a sua comprovada importância, o desmame precoce é uma realidade ainda predominante.
Supõe-se que uma das justificativa...
352 Q889580
Enfermagem
Ano: 2020
Banca: AV MOREIRA
Em 1983, o Ministério da Saúde decidiu lançar o Programa de Assistência Integral à saúde da Mulher (PAISM), o programa foi lançado frente a representatividade dos problemas relacionados à saúde da mulher no Brasil, como mortalidade materna, aborto, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O PAISM representou a primeira iniciativa do Ministério da Saúde de incluir planejamento familiar nas ações de atenção à saúde da mulher. Sobre a Assistência integral à saúde da mulher, verifique as assertivas e selecione a opção CORRETA.
I. Conforme as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, no primeiro período clínico do parto, é recomendado a avaliação da frequência das contrações uterinas de 2 em 2 horas. II. A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Tr...
353 Q889539
Enfermagem
Ano: 2020
Banca: AGIRH
Em gestantes, a pressão arterial (PA) deve ser obtida com a mesma metodologia recomendada para adultos, reforçando-se que ela também pode ser medida no braço esquerdo na posição de decúbito lateral __________ em repouso, não devendo diferir da obtida na posição____________ . Completa corretamente as lacunas, respectivamente:
354 Q846773
Enfermagem Saúde da Mulher Doenças Infecciosas e parasitárias Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias + 1
Ano: 2020
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
A eliminação da sífilis congênita é objetivo brasileiro há décadas. Apesar dos avanços, a complexidade dos fatores que interferem na cadeia de transmissão permanece enquanto desafio para os serviços de saúde. Nesse aspecto, o Ministério da Saúde (2015) lançou o Caderno de Boas Práticas, que compreende ações exitosas desenvolvidas em vários estados da federação. Dentre essas ações destaca-se a seguinte:
355 Q757373
Enfermagem
Ano: 2018
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)
Você está orientando uma mulher adulta sobre prevenção de câncer de colo de útero. Ao repassar os fatores de risco desta afecção que, segundo Brunner & Suddarth, 2016, apesar da detecção precoce ainda é o terceiro tipo de câncer genital feminino mais comum, você considera, EXCETO:
356 Q757364
Enfermagem
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
O técnico de enfermagem que participa, junto a equipe de saúde, no cuidado à mulher no trabalho de parto, no parto e no pós parto, deve saber que
357 Q757363
Enfermagem
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A atenção à saúde da mulher inclui o acolhimento com escuta qualificada como princípio básico das ações dos profissionais de saúde e tem por objetivo a

I humanização das relações entre profissionais de saúde e usuárias no que se refere à forma de escutar as usuárias em seus problemas e suas demandas.

II. mudança de objeto, do sujeito para a doença.

III. abordagem integral a partir de parâmetros humanitários de solidariedade e cidadania.

Está correto o que se afirma em

358 Q757362
Enfermagem
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca da assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico, julgue os próximos itens. A gestante que apresentar comprovação de esquema vacinal completo da vacina dT deverá ser dispensada da imunização com a vacina dTpa.
359 Q757361
Enfermagem
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca da assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico, julgue os próximos itens. Configuram sinais de violência contra a mulher o início tardio do pré-natal, lesões físicas que não se expliquem como acidentes e parceiro demasiadamente atento e controlador, que reage negativamente se for separado da mulher.
360 Q757360
Enfermagem
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca da assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico, julgue os próximos itens. Na condição de ingurgitamento mamário, deve-se orientar a puérpera a realizar a ordenha e oferecer o leite materno em copinho para a criança.