Acerca da assistência de enfermagem à mulher no ciclo gra...
Dicas para aliviar o ingurgitamento2
Amamente pelo menos oito vezes a cada 24 horas.
Verifique se seu bebê pega bem a mama.
Tente amamentar em posições diferentes.
Massageie seus seios suavemente enquanto amamenta, para ajudar a drenar bem o leite.
Extraia um pouco de leite, à mão ou com um extrator de leite, antes de amamentar, para ajudar a amolecer o mamilo e facilitar a pega.
Se seus seios ainda estiverem muito firmes e cheios após a mamada, extraia novamente até se sentir confortável.
Se o bebê não conseguir mamar, substitua as mamadas no peito por extrações. Extraia leite até sentir os seios bem macios – no mínimo oito vezes a cada 24 horas.
Experimente o "amaciamento por pressão inversa", uma técnica que permite retirar o excesso de fluidos da mama. Um consultor em aleitamento materno ou especialista em amamentação pode mostrar a você como fazê-lo.
Se você tiver vazamento de leite, tome um banho quente ou aplique uma flanela quente e úmida antes de amamentar. Ou faça uma extração para aliviar os seios e ajudar o leite a fluir. Faça isso por poucos minutos, pois muito calor pode agravar o inchaço.
Se não houver vazamento, aplique uma compressa fria, almofada de gel resfriada ou mesmo um pacote de ervilha congelada, embrulhado em um pano, por dez minutos após a mamada. Com isso você diminui o inchaço e alivia a dor.
Coloque folhas de couve limpas dentro do sutiã. Sim, é verdade! Muitas mães acreditam que as folhas ajudam a reduzir o inchaço e o desconforto, e há evidências cientificas que sustentam esse fato.4
Tome analgésicos com ação anti-inflamatória. Paracetamol e ibuprofeno podem ser tomados durante a amamentação, embora o ibuprofeno seja contraindicado para mães asmáticas. Consulte sempre um profissional de saúde e siga as indicações do fabricante e do farmacêutico. Geralmente, é melhor evitar a aspirina. Para saber mais sobre que medicamentos usar durante a amamentação, leia Amamentar enquanto está doente.
Use um sutiã de amamentação adequado e evite armações. Ou talvez você prefira nem usar sutiã.
Não pule mamadas nem pare de amamentar de repente, para não agravar o ingurgitamento.
Consulte um médico se você tiver febre5 em torno de 38 °C ou mais, ou se o bebê não conseguir mamar devido ao ingurgitamento.
E, por fim, tente ter paciência. Seu corpo ainda está se acostumando a produzir leite e alimentar o bebê. O ingurgitamento deve desaparecer logo, à medida que ambos se adaptarem à amamentação.
Navegue em mais questões