O coração é um músculo que bombeia, em média, 5 litros de sangue por minuto por todo o organismo, então em 30 dias o coração terá bombeado
De acordo com a Resolução nº 272/2002 do COFEN, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE – nas Instituições de Saúde Brasileiras, ao Enfermeiro incumbe privativamente a consulta de enfermagem, que consiste nas seguintes etapas:
A degeneração anárquica das vilosidades coriais com hipertrofia trofoblástica, denomina-se:
No processo de enfermagem é fundamental o uso dos diagnósticos de enfermagem visando a uma assistência de enfermagem baseada em evidências. Segundo a NANDA-International (NANDA-I/ 2009−2011), quando o enfermeiro estabelece, no domínio da atividade/repouso, o diagnóstico de “perfusão tissular periférica ineficaz” significa que, dentre as características definidoras, constam alterações como
Com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem − SAE, as informações de que o trabalhador é portador de colostomia e que recusou-se a receber orientações sobre o autocuidado na troca da bolsa coletora estão descritas, respectivamente, em
Em orientação ao portador de diabetes, em insulinoterapia, que iniciará a contagem de carboidratos, recomenda-se a automonitorização da glicemia. Nessa situação, o enfermeiro explica que
A cardioversão tem por objetivo o tratamento de taquiarritmias de forma
Tendo em vista que, de acordo com a Resolução n.º 358/2009/COFEN, o processo de enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorra o cuidado profissional de enfermagem, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico de enfermagem tem como objetivo esclarecer a natureza exata das doenças e dos fatores de risco que devem ser controlados para que as intervenções estabelecidas sejam cumpridas, o que favorece o desenvolvimento de um plano adequado e individualizado de cuidados ao paciente.
Tendo em vista que, de acordo com a Resolução n.º 358/2009/COFEN, o processo de enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorra o cuidado profissional de enfermagem, julgue os itens que se seguem.
O processo de enfermagem é composto pelas seguintes etapas interdependentes, cíclicas e não lineares: coleta de dados ou investigação; diagnóstico; planejamento; implementação; avaliação.
Considerando a administração de medicamentos por via endovenosa em pacientes hospitalizados, julgue os itens seguintes.
Pacientes que serão submetidos a quimioterapia por longo período de tempo devem ser avaliados quanto à necessidade de implantação de cateter venoso central de longa permanência. Caso haja indicação de implantação de cateter, aspectos importantes devem ser levados em consideração, tais como: estado nutricional, condições de rede venosa periférica e grau de mielodepressão associado ao tratamento, não se levando em consideração as condições de moradia e as condições do paciente de assumir os cuidados com o cateter.