Sobre eixo curricular, assinale o que é verdadeiro afirmar.
Tendo como referência a revolução industrial, o trabalhador passa a ser um mero complemento da máquina, fato esse que gerou cuidados com o corpo. Sobre isso, observe as afirmativas abaixo.
I. "Neutralizar os conflitos sociais e equilibrar a vida no mundo do trabalho".
II. "Ter um corpo saudável e atlético para representar a indústria nas olimpíadas operárias".
III. "Suportar as intermináveis horas de trabalho sem descanso e em posturas nocivas a seu corpo". Assinale a alternativa cuja(s) afirmativa(s) clarifica(m) esses cuidados.
Rui Barbosa e Fernando Azevedo sempre evidenciaram o caráter científico da educação física. Esta evidência ficou caracterizada a partir das ciências
Sobre as várias concepções de ensino da educação física, observe as afirmativas abaixo. I. Aceitação de diferentes soluções para as tarefas de movimento.
II. As atividades de movimento serão abordadas como situações de descoberta, com o espaço aberto para realizações e fantasias próprias.
III. Possibilidade da construção de um mundo de significados motores. Assinale a alternativa que se refere à orientação pela problematização.
A relação professor/aluno é, muitas vezes, negligenciada no processo ensino-aprendizagem. Abaixo, indique a alternativa que possibilita a construção desta relação.
A educação física historicamente, de origens militares e médicas, serviu de mecanismo de manutenção do status quo, predominante na educação brasileira. Os PCNs, ao tratarem sobre a importância social da educação física, esbarram nessa concepção e deixam evidente que
Segundo Kunz (1994), a Educação Física vem sendo trabalhada nas escolas brasileiras, a partir de quatro concepções básicas que expressam tipos ideais. Marque a alternativa que indica duas dessas concepções.
Assinale a alternativa correta quanto às responsabilidades do professor em relação ao processo de ensino- aprendizagem das modalidades esportivas.
No atletismo, existem quatro tipos de salto. Faça as relações com os exercícios de corrida, abaixo descritos, utilizando: SD para saldo em distância, SA para salto em altura, ST para salto triplo, SV para salto com vara e SS para todos os saltos.
( ) Corrida em curva.
( ) Corrida com vara, incluindo o skipping baixo, o calcanhar atrás e o skipping alto.
( ) Corridas de aceleração.
( ) Corrida em "J" com 1ª. para a direita e a 2ª. para a direita ou esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.