301 Q1006118
Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar Critérios de Seleção e Organização dos Conteúdos da Educação Física
Ano: 2022
Banca: Avança SP
São conteúdos pertinentes, da Disciplina de Educação Física, aos alunos de 1º e 2º anos, exceto:
302 Q1006111
Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar Critérios de Seleção e Organização dos Conteúdos da Educação Física
Ano: 2022
Banca: Avança SP
Considerando “o Jogo no Ciclo de Educação Infantil (Pré-Escolar) e no Ciclo de Organização da Identificação da Realidade (1ª a 3ª séries do Ensino Fundamental)”, não se enquadra como exemplo:
303 Q1006009
Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física
Ano: 2022
Banca: FEPESE

Na perspectiva da Educação Física Escolar, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) elenca seis principais unidades temáticas de práticas corporais, as quais deveriam ser tematizadas ao longo da Educação Básica.

Em qual unidade temática exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador?

304 Q1006008
Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar Relação Educação Física Escolar e Esporte
Ano: 2022
Banca: FEPESE

De acordo com Kunz (2016), as múltiplas perspectivas para a prática dos esportes só podem ser alcançadas se conseguirmos desenvolver uma capacidade de agir com os participantes, de modo que eles assimilem e aprendam a realidade social em questão.

Para que isso aconteça, são necessárias determinadas condições:

1. Os esportes devem ser praticados somente em lugares padronizados e usados em competições oficiais.

2. Enfatizar aos praticantes que as vivências e experiências corporais mais significativas devem ser derivadas das múltiplas e variadas práticas.

3. A met...

305 Q1006007
Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar Relação Educação Física Escolar e Esporte
Ano: 2022
Banca: FEPESE

“O jogo para a criança é o exercício, é a preparação para a vida adulta” (LOPES, 2011).

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação aos jogos cooperativos.

( ) São atividades que requerem um trabalho em equipe com o objetivo de alcançar metas mutuamente aceitáveis.

( ) Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo.

( ) Buscam aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo.

...
306 Q1006004
Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar Didática e Prática de Ensino na Educação Física
Ano: 2022
Banca: FEPESE

Com o intuito de romper com o modelo mecanicista, fruto de uma etapa da Educação Física, surgem várias concepções metodológicas (DARIDO, 2003).

Qual proposta metodológica utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio. Quanto à seleção de conteúdos para as aulas de Educação Física, idealizadores propõem que se considere a relevância social dos mesmos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sóciocognitivas dos alunos? 

307 Q1005864
Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física
Ano: 2022
Banca: FCM
Acerca das diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, o princípio da Consciência Políti ca e Histórica das Diversidades NÃO deve conduzir
308 Q1005863
Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física
Ano: 2022
Banca: FCM

Preencha corretamente as lacunas do texto, tendo como base a educação das relações étnico-raciais.


Para ___________________ as relações étnico-raciais no Brasil, é necessário fazer emergirem as dores e os medos que têm sido gerados. É preciso entender que o ____________________ de uns tem o preço da marginalização e da desigualdade impostas a outros. E então decidir que ____________________ queremos construir daqui para frente.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

309 Q1005862
Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física
Ano: 2022
Banca: FCM

O ítem "Poder Público: O papel indutor do Estado", referente à bibliografia "Educação Integral - Texto referência para o debate nacional", preconiza ser necessário enfatizar as linhas mestras de discussão do papel do Estado na efetivação da educação integral em tempo integral.

Avalie o que se afirma sobre essas linhas mestras.


I - O direito de todos os cidadãos à educação de qualidade.

II - O espaço privilegiado em que se concretizam as propostas educativas.

III - As responsabilidades do Estado como instância maior de exercício do poder público na co...

310 Q1005860
Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar Critérios de Seleção e Organização dos Conteúdos da Educação Física
Ano: 2022
Banca: FCM

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a Ética, referente aos Temas Transversais.


( ) O respeito mútuo, a justiça, a dignidade e a solidariedade podem, portanto, ser exercidos dentro de contextos significativos, estabelecidos, em muitos casos, de maneira autônoma pelos próprios participantes.

( ) A vivência concreta de sensações de excitação, irritação, prazer, cansaço e eventualmente até dor, junto à mobilização intensa de emoções e sentimentos de satisfação, medo, vergonha, alegria e tristeza, configuram um desafio à racionalidade.

( ) A prática da cultura corp...