41 Q788000
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O Tesouro Nacional do Brasil define, no tocante à gestão da Dívida Pública Federal, o seguinte objetivo: suprir de forma eficiente as necessidades de financiamento do governo federal, ao menor custo no longo prazo, respeitando-se a manutenção de níveis prudentes de risco e, adicionalmente, buscando contribuir para o bom funcionamento do mercado brasileiro de títulos públicos (Ministério da Fazenda − Tesouro Nacional).

A estratégia de financiamento da Dívida Pública Federal, que NÃO contribui para a consecução desse objetivo é:

42 Q787999
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
No que se refere à necessidade de financiamento da dívida pública de um país, observa-se os conceitos de “necessidade bruta de financiamento” e de “necessidade líquida de financiamento”. A diferença entre um e outro conceito é dada, contabilmente
43 Q787998
Economia
Ano: 2017
Banca: Universidade Federal do Goiás (UFGO)
A função econômica do Estado, que trata especificamente da necessidade de ele intervir nos aspectos sociais e econômicos que afetam a partilha de riqueza de uma sociedade, é a Função
44 Q787997
Economia
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

No que diz respeito às funções do Estado, aos objetivos da política fiscal e do déficit público, julgue as afirmativas abaixo relacionadas e, em seguida, responda ao que se pede.

I- Necessidade de financiamento do setor público (NFSP) ou Resultado Nominal consiste na diferença entre as receitas totais agregadas, incluindo aplicações financeiras e as despesas totais, nas quais também se incluem pagamento de juros, em um dado período de tempo.

II- O método de consolidação dos resultados fiscais do setor público “acima da linha” corresponde à variação da dívida líquida total, interna ou externa.

III- No que diz respeito ao papel do Estado na atividade econômica, o setor público deve cumprir, fundamentalmente, as três seguintes funções: distributiva, fiscalizado...

45 Q787994
Economia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca da previdência pública no Brasil, julgue as asserções que se seguem.

I No que tange às funções do governo nas finanças públicas, a reforma do sistema previdenciário brasileiro, com a introdução da idade mínima para a concessão de aposentadoria e com a redução de diferenças entre as aposentadorias do setor público e do setor privado, está inserida no âmbito alocativo.

II A instituição de uma idade mínima para concessão de aposentadoria contribui para a estabilização da relação dívida-PIB a médio prazo, por reduzir as despesas do Estado com aposentadorias e pensões, especialmente aquelas vinculadas ao setor público.

Assinale a opção correta, a respeito das asserções I e II.

46 Q640657
Economia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Os gráficos precedentes apresentam, como percentual do produto interno bruto (PIB), a evolução das necessidades de financiamento do setor público (NFSP), do resultado primário e da despesa com juros, conforme apuração do Banco Central do Brasil. A partir dessas informações e dos conceitos de contabilidade fiscal, julgue os itens seguintes.

As dívidas dos estados e dos municípios não são consideradas no cálculo da dívida bruta do governo geral (DBGG), razão pela qual o indicador não é adequado para comparar a dívida do Brasil com a de outros países, por subestimá-la.
47 Q640644
Economia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

O gráfico precedente mostra a distribuição e a projeção da população residente no Brasil, por grupos de idade. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Os números projetados indicam que o estabelecimento de uma idade mínima para a aposentadoria pode contribuir para manter a razão de dependência em 2060 próxima daquela verificada em 2014 e, por consequência, permitir a redução do déficit previdenciário.
48 Q640642
Economia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere às relações comerciais e financeiras do Brasil com o resto do mundo, julgue os seguintes itens. A ocorrência de déficits sistemáticos na balança comercial de um país corresponde à utilização por este país de poupança do resto do mundo.
49 Q640073
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
Sobre o endividamento público, é INCORRETO afirmar que
50 Q640072
Economia
Ano: 2017
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
Sobre o cálculo da dívida pública, é INCORRETO afirmar que