411 Q1132377
Física Vetores Conteúdos Básicos Eletricidade + 1
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Uma partícula de massa m=2.10-6 kg e carga q=4.10-5 C está em repouso entre duas placas metálicas paralelas e horizontais eletricamente carregadas.
Considerando a aceleração da gravidade g=10 m/s2 , é possível afirmar que o módulo do vetor campo elétrico existente entre as placas é ...
412 Q1132376
Física Cinemática Queda Livre
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A figura mostra um hemisfério de vidro, de centro em C e de raio R, emborcado sobre uma mesa horizontal. Uma bolinha de gude, de pequenas dimensões, é abandonada sobre o hemisfério, a uma altura H acima, da mesa, e passa a deslizar sobre ele com atrito desprezível.
...
413 Q1132375
Física Eletricidade Resistores e Potência Elétrica
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
No circuito esquematizado na figura todos os resistores têm a mesma resistência R = 12 Ω. C e C` são duas chaves (interruptores).
A resistência equivalente entre A e B com ambas as chaves fechadas é

...
414 Q1132316
Pedagogia Legislação da Educação Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Construído em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar destaca princípios que orientam o projeto educacional do estado do RN para esse segmento.
Configura-se como um desses princípios
415 Q1132315
Matemática Progressões Progressão Aritmética - PA
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Em uma progressão aritmética, a soma dos 2º, 5º e 8º termos é 33. Essa informação
416 Q1132314
Matemática Aritmética e Problemas Números Primos e Divisibilidade
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Se um número inteiro é divisível por 18 e também por 12, então esse número certamente é divisível por
417 Q1132313
Matemática Álgebra Problemas
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O número 263, ao ser multiplicado por um múltiplo de 11, produz, como resultado dessa operação, um novo número que, ao ser dividido por 7, deixa resto 1.
Se 200 < N < 300, então a soma dos seus algarismos é
418 Q1132312
Pedagogia Legislação da Educação Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A Arquitetura Curricular do Ensino Médio Potiguar é composta por uma Formação Geral Básica acrescida de Itinerários Formativos. Tais itinerários flexibilizam o currículo escolar visando a atingir anseios da comunidade em que a escola está inserida.
Os Itinerários Formativos no Ensino Médio Brasileiro são norteados por Eixos Estruturantes, que devem ser complementares entre si e exercem papel fundamental na ampliação e no aprofundamento das aprendizagens.
Assinale a opção que não apresenta um Eixo Estruturante definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).
419 Q1132311
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática&nbsp;
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
É proposto aos alunos de uma classe que, individualmente, tentem dar uma solução para a seguinte atividade:

"O gerente de uma transportadora está planejando a logística de entrega de certo produto para seu cliente. Existem quatro cidades de destino e uma rota possível interligando cada par de cidades. Cada rota tem um tempo estimado e deseja-se passar em cada cidade uma única vez. Baseado nessas informações, elabore uma apresentação predominantemente visual em que seja possível observar todas as possíveis rotas e que permita identificar aquela que minimiza o tempo total."

A abordagem educacional predominante nesta atividade é
420 Q1132310
Matemática Álgebra Problemas
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Em certo município, a prefeitura subsidia o consumo de energia elétrica de modo que a cobrança mensal para qualquer residência é fixada em R$ 120,00, desde que o consumo no mês tenha sido de, no máximo, 300 kWh. Para consumos mensais acima desse valor, deve-se pagar, além do valor fixo supracitado, R$ 0,45 por kWh excedente.

A expressão algébrica que corresponde ao valor a ser pago no mês (V) por uma residência cujo consumo mensal de energia é c, com c > 300 kWh é