34651 Q267600
Direito Constitucional
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
A Constituição brasileira vigente consagra a inviolabilidade do domicílio, direito fundamental enraizado mundialmente. Sobre a matéria, assinale a afirmativa correta.
34652 Q267597
Direito Constitucional
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Em matéria de manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, diz-se que a Assembléia Nacional Constituinte detém o poder constituinte
34653 Q267595
Direito Constitucional
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Analise as seguintes proposições e assinale a alternativa correta:

I- De acordo com o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal, a competência constitucional do Tribunal do Júri não prevalece sobre o foro por prerrogativa de função, ainda que estabelecido exclusivamente pela Constituição Estadual.

II- De acordo com o atual texto expresso da Constituição da República, são crimes inafiançáveis e imprescritíveis o racismo, o terrorismo e a tortura.

III- São direitos sociais previstos original e expressamente no art. 6º da Constituição da República, mantidos no respectivo texto até hoje, desde sua promulgação (em 1988): a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados...
34654 Q267593
Direito Constitucional
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Com relação ao atual texto expresso da Constituição da República, analise as seguintes proposições:

I- É permitida na disciplina excepcional do estado de sítio a decretação de restrições relativas à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei.

II- É exclusivamente do Presidente da República o poder de decretar os estados de defesa e de sítio, sendo que somente nesta última hipótese (decretação do estado de sítio) é que precisará de autorização prévia do Congresso Nacional.

III- Em nenhuma hipótese o estado de sítio poderá ser decretado por mais de trinta dias, nem prorrogado, de cada vez, por prazo superior.

IV- Durante a vigência do estado de defesa não se admite prisão determinada por outra autoridade que não seja a judicial.

V- Some...
34655 Q267591
Direito Constitucional
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Com relação ao atual texto expresso da Constituição da República analise as seguintes proposições:

I- A iniciativa popular, expressão do exercício de soberania popular, pode ser realizada através de apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

II- Podem alistar-se como eleitores, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

III- Partidos políticos que se propõem a disputar apenas eleições estaduais devem registrar os seus estatutos perante o Tribunal Regional Eleitoral da correspondente unidade da Federação.

IV- Domicílio eleitoral na circunscrição,...

34656 Q267588
Direito Constitucional
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
De acordo com a jurisprudência recente do Supremo Tribunal Federal:
34657 Q267586
Direito Constitucional
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
O remédio constitucional adequado para postular judicialmente a emissão de certidão de antecedentes criminais é:
34658 Q267584
Direito Constitucional
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Diz-se que a Constituição brasileira de 1988 é rígida porque:
34659 Q267582
Direito Constitucional
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Qual das situações abaixo não constitui causa de intervenção da União nos Estados ou no Distrito Federal:
34660 Q267580
Direito Constitucional
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Assinale a alternativa correta.