Contabilidade Privada
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Considerando as normas vigentes no Brasil relativas à contabilidade das entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs), julgue os itens que se seguem.

As provisões matemáticas que uma EFPC deve ter em seu ativo para garantir seus compromissos futuros são representadas pelas provisões de benefícios concedidos, somadas às provisões de benefícios a conceder, subtraídas das provisões matemáticas a constituir, e devem ser evidenciadas na demonstração das obrigações atuariais do plano de benefícios.

Contabilidade Privada
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os seguintes itens, relativos ao reconhecimento de passivos e suas provisões.

Deve-se registrar em conta de passivo uma obrigação presente que provavelmente requeira um sacrifício de ativos.

Contabilidade Privada
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Em relação ao encerramento do exercício social e às normas legais aplicáveis à contabilidade, julgue os próximos itens.

Se determinada empresa apresentou lucro no final do exercício, a provisão para o imposto de renda somente deverá ser constituída após o pagamento das participações estatutárias.

Contabilidade Privada
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os itens que se seguem, acerca da utilização das técnicas contábeis no registro e controle do patrimônio das entidades.

Se as circunstâncias justificarem, as provisões devem ser constituídas ainda que a entidade correspondente esteja operando com prejuízo.

Contabilidade Privada
Ano: 2011
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Considere os dados a seguir para responder às questões de nos 53 e 54 A Indústria Romena S.A., tributada com base no lucro real trimestral, apresentou as informações abaixo, com valores em reais.

• Base negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) no primeiro trimestre / 2006 = 20.000,00

• Lucro Líquido do 2º trimestre de 2006 = 50.000,00

• Ganho na avaliação ao MEP, incluso no Lucro Líquido do 2º trimestre de 2006 = 10.000,00

• 30/março/06 – compra de equipamento novo para o Imobilizado por 120.000,00

• 2/abril/06 – início da utilização do equipamento no processo produtivo

• Prazo de vida útil desse equipamento = 10 anos

• A depreciação do equipamento referente ao 2º trimestre de 2006 foi devidamente calcula...

Contabilidade Privada
Ano: 2011
Banca: Faculdade de Apoio à Tecnologia (FAT)

Assinale a alternativa correta sobre os conceitos de Provisões e Reservas.

Contabilidade Privada
Ano: 2011
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Quando uma entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado e é provável que seja necessária uma saída de recursos que incorporem benefícios econômicos para liquidar a obrigação, sendo possível realizar uma estimativa confiável do valor da obrigação, este fato deve ser reconhecido como:

Contabilidade Privada
Ano: 2011
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Dentre as alternativas abaixo, uma não está adequada ao termo “provisão” só para as obrigações, mas está em consonância com o IASB e com o conceito de “redução ao valor recuperável”. Assinale-a.

Contabilidade Privada
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com relação a fatos contábeis e respectivas variações e avaliações dos componentes patrimoniais, julgue os itens a seguir.

A contabilização da provisão para contingências judiciais aumenta o capital circulante líquido da empresa. No caso de se constatar que a perda é superior ao valor da provisão, há a necessidade de registrar a diferença em conta de resultado devedora.

10 Q213254
Contabilidade Privada
Ano: 2011
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A empresa Moderna S.A está elaborando um plano de reestruturação que atende aos critérios de reconhecimento geral das provisões. Considerando os novos pronunciamentos contábeis podem compor sua base: