A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Dentre os recursos que as crianças utilizam, destacam-se:
I. jogos de imitação típicos das crianças;
II. brincadeiras, pois desenvolvem algumas capacidades importantes;
III. aquisição da consciência dos limites do próprio corpo;
IV. oposição – recurso no processo de construção do sujeito;
V. linguagem, pois, ao mesmo tempo em que enriquece as possibilidades de comunicação e expressão, representa um potente veículo de socialização.
Estão corretas as alternativas
A escolha e o planejamento do trabalho com as crianças na educação infantil devem atender os seguintes critérios com relação a materiais:
I. variedade de materiais necessários à expressão nas diferentes linguagens;
II. acessibilidade e segurança dos materiais necessários ao movimento em suas diversas possibilidades de uso;
III. oferta maior de brinquedos convencionais, pois facilitam a criatividade, do que materiais menos estruturados;
IV. acessibilidade aos CD’s de música, aos livros e outros portadores de escrita, bem como a outros bens culturais.
Estão corretas as alternativas
Observe com atenção o circuito abaixo:

O mesmo representa o circuito de acionamento de um: