O bombeador do navio, na operação e na manutenção dos sistemas de bombagem, enfatiza as relações interpessoais com aqueles que lidera, tem interesse pessoal nas necessidades de sua equipe, está preocupado com o seu bem-estar, estabelece interações embasadas na confiança e no apoio, e é muito sensível às preocupações e sentimentos da tripulação.
Com base nesta descrição, conclui-se que ele é um líder
O sistema de iluminação a bordo deve ser concebido de modo a atender às necessidades de proteção do navio.
Nesse sentido, a instalação de luminárias e holofotes adicionais deverá ser aprovada pelo(a)
Em fevereiro de 2010, 85,6 toneladas de peixes morreram na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Estado do Rio de Janeiro. Uma das hipóteses era o fenômeno originado pelo aumento de nutrientes na água (principalmente fosfato e nitrato), ocasionando um aumento significativo na população de algas e de micro-organismos decompositores na água, levando a uma brusca redução do teor de oxigênio dissolvido. Isso provoca a morte de organismos aeróbios maiores, como peixes.
O fenômeno descrito acima é denominado
Entende-se por poluição da água a alteração de suas características por quaisquer ações ou interferências, sejam elas naturais ou provocadas pelo homem.
O agente poluente que apresenta, como um dos principais comportamentos, ação tóxica e bioacumulação, o que potencializa seu efeito nocivo ao longo da cadeia alimentar, pertence à classe dos
Um compartimento a bordo de um navio foi submetido a verificações quanto à presença de riscos profissionais. Os resultados identificaram a presença de ruído elevado e de gases provenientes da queima de derivado de petróleo.
Nesse compartimento, temos a presença, respectivamente, de riscos