O exercício de homem ao mar tem por objetivo simular um conjunto de ações a serem tomadas quando for observado que alguma pessoa caiu no mar.
Nesse sentido, faz parte desse conjunto de ações a
Considere a Figura abaixo, onde as dimensões lineares B, D e T representam, respectivamente, a boca, o pontal e o calado de uma embarcação.

A medida da borda livre dessa embarcação é representada pela expressão
Todo petroleiro de arqueação bruta igual a 150 ou mais deverá ter a bordo um plano de emergência de bordo contra a poluição por óleo.
Quando ocorre derrame de óleo em corpos hídricos e prontamente se faz uso de uma barreira superficial autoinflável, de poliéster recuperado de PVC, está sendo adotada para mitigação da poluição uma medida de
Uma empresa de transporte marítimo transporta cargas classificadas como “Químico”, “Combustíveis” e “Alimentos”, e cada um de seus navios transporta apenas um tipo de carga. Essa empresa informa que, dos 350 navios, 180 transportam combustíveis, e 120 transportam alimentos.
Ao chegar ao porto, a probabilidade de um navio dessa empresa estar transportando carga “Químico” ou “Alimentos” é, aproximadamente, de