Comunicação Social
Ano: 2013
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Durante o intervalo da novela, vê-se o seguinte comercial: “... só R$ 29,90. Espremedor de laranja automático de três velocidades por apenas R$ 29,90. Última oportunidade...”

Esse anúncio é um exemplo de

Comunicação Social
Ano: 2013
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Uma mudança no departamento de mídia deixou o funcionário promovido muito feliz porque ele participaria, a partir de então, da área considerada mais nobre do departamento, exercendo funções mais ligadas ao trabalho intelectual do que àquelas que exigem trabalho físico.

Sem diminuir a importância das diversas atividades que compõem o dia a dia do profissional de mídia, conclui-se que o funcionário estará, a partir daquele momento, mais ligado à seguinte atividade:

Comunicação Social
Ano: 2013
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Ouvindo parte de uma conversa entre profissionais de outro setor, um funcionário de uma empresa ouviu um comentário a respeito do crescimento das vendas do produto X, na ordem de 10%, no último trimestre. Ao chegar a seu departamento, fez elogios à equipe de criação pelo êxito da campanha.

Considerando-se a importância do contexto na interpretação de uma pesquisa de mercado e a complexidade de suas variáveis, verifica-se que o

Comunicação Social
Ano: 2013
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Há muitos pontos em comum na redação de matérias jornalísticas destinadas às revistas semanais, aos jornais diários e aos noticiários de TV. Existe, porém, uma prática condenada em dois desses meios de comunicação e aceita em apenas um. Tal prática consiste em

Comunicação Social
Ano: 2013
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

O profissional tem a obrigação de traduzir em linguagem simples o emaranhado de siglas, códigos e termos técnicos, comuns em relatórios estatísticos, que recebe da fonte. Ele jamais deverá repassar a informação ao leitor da forma como a recebeu do entrevistado.

Tal recomendação deve ser seguida por todos os repórteres, mas deve receber uma atenção especial no caso de o jornalista ser da área

Comunicação Social
Ano: 2013
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Uma prática apontada como o futuro do jornalismo e que já chegou a muitas empresas de comunicação é a chamada convergência de mídias.

Uma notícia produzida dessa forma

Comunicação Social
Ano: 2013
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

A redação da notícia em formato de pirâmide invertida é uma técnica fundamental do jornalismo. Nesse formato, após o lide, o restante do texto da notícia deve ser estruturado conforme uma ordem

Comunicação Social
Ano: 2013
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nos sites e portais dedicados ao jornalismo, é comum o leitor encontrar, lado a lado, notícias sobre assuntos diversos, como tragédias, acontecimentos políticos nacionais e internacionais, registros de aberrações da natureza e particularidades sobre a vida de artistas, entre outros. Essa miscelânea pode ser vista como um resultado da

Comunicação Social
Ano: 2013
Banca: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

A era da informação promoveu transformações nas estruturas das fontes de informação existentes e propiciou a criação de novas, como as fontes eletrônicas. Acerca das fontes de informação eletrônica, julgue cada item abaixo como verdadeiro (V) ou falso (F). ( ) As fontes de informações eletrônicas são mais flexíveis e promovem um maior envolvimento na busca e na disponibilização da informação.

( ) Os profissionais da informação que atuam na disseminação de conhecimento, não podem prescindir das tecnologias da informação para cumprir seus propósitos.

( ) A maioria das fontes está disponível na internet. Porém, o ambiente eletrônico não possui recursos que facilitem, de maneira eficaz, o acesso à informação.

( ) As fontes de informação na internet não requerem tr...

10 Q157570
Comunicação Social
Ano: 2013
Banca: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)
“Ao invés de listar referências bibliográficas de obras como um todo, este serviço visa apresentar mais detalhadamente o seu conteúdo através de partes específicas. Sua principal função é identificar o conteúdo das publicações”. Essas informações referem-se a