661 Q165634
Comunicação Social
Ano: 2008
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Sobre o enfrentamento por parte de uma instituição de situações graves, indique com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas:

( ) Crise é o estágio no qual acontecimentos futuros que afetam uma pessoa ou organização serão determinados. É um ponto de encontro (ou desencontro) que resulta em mudança.

( ) Um assunto público é um item referente a acordo estabelecido entre a organização e outros setores da sociedade em função de interesses coletivos.

( ) As posturas e medidas para enfrentamento de emergências são as mesmas para as situações de crises.

( ) Um assunto público pode transformar-se em emergência.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

662 Q165633
Comunicação Social
Ano: 2008
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Podem ser considerados objetivos de um programa organizacional de informação e orientação junto à comunidade em que a instituição está inserida, EXCETO:

663 Q165632
Comunicação Social
Ano: 2008
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Sobre a entrevista coletiva à imprensa, assinale a afirmativa INCORRETA:

664 Q165602
Comunicação Social
Ano: 2008
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

A atividade de assessoria de comunicação é estratégica e deve ser parte ativa da organização. Nesse processo, a avaliação é um dos passos essenciais e deve acontecer

665 Q165601
Comunicação Social
Ano: 2008
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

A análise que avalia todo o período de cobertura de mídia de uma empresa e não apenas um fato singular que foi divulgado, podendo comparar ainda essa atuação frente aos seus concorrentes no mesmo período, é conhecida por

666 Q165600
Comunicação Social
Ano: 2008
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Quanto à divulgação do press-release, a atitude correta é enviá-lo

667 Q165598
Comunicação Social
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca de princípios, características e usos dos meios de comunicação social, julgue os itens seguir.

Para formar a imagem institucional de uma empresa, é adequado utilizar anúncios em mídia, impressos, jornais, por exemplo, de forma que situações do cotidiano apareçam ligadas à imagem dessa empresa.

668 Q165597
Comunicação Social
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Mais do que qualquer outro presidente dos EUA, George W. Bush foi vítima do crescimento gigantesco da Internet. A proliferação de novas formas de mídia — junto com uma democratização nas comunicações que permite a qualquer pessoa com um modem se tornar cineasta, apresentador de TV ou comentarista — implicou que o atual presidente dos EUA sofresse ataques muito mais severos do que qualquer de seus predecessores. E, tendo em vista esse pano de fundo, Bush certamente encontrará muita dificuldade para controlar a narrativa final sobre seus anos de governo. Stephen Humphries. O vilão midiático. 

 A partir do texto acima, jul...

669 Q165596
Comunicação Social
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.

O jornalista/assessor de imprensa de um órgão público empenha seus esforços no que se denomina eficácia de agenda, considerando temas específicos ligados a públicos determinados, além de utilizar mídia adequada. Sabe-se, no entanto, que a eficácia da agenda é algo relativo, pois, muitas vezes, a informação que está oculta atrás dos fatos é mais importante que o próprio fato.

670 Q165595
Comunicação Social
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Olá, Chicago! Se alguém aí ainda duvida que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força da democracia, esta noite é a sua resposta. Considerando o trecho do discurso do presidente recém-eleito dos Estados Unidos da América (EUA) apresentado acima e a aspectos da comunicação social, julgue os itens a seguir.

Com a força do ethos do novo presidente Barack Obama, o mundo vive, neste momento, a esperança de que dias melhores virão. Mutatis mutandis, guardadas as devidas proporções, a grande missão do assessor de comunicação social de uma empresa é canalizar forças de esperança para quantos possam...