Questões sobre Geral da FUMARC

A feição estilística de uma frase refere-se a sua forma peculiar no contexto da obra,

de sua autoria e sua época. Numere aColuna II de acordo com a Coluna I,

associando os diversos tipos de frase:

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    1, 3, 2, 4.

  • B.

    2, 4, 1, 3.

  • C.

    3, 1, 4, 2.

  • D.

    4, 2, 3, 1.

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Sobre o personagem na reportagem narrativa, numere CORRETAMENTE a coluna da direita de acordo a da esquerda:

(1) Personagem construída em torno de uma única idéia ou qualidade ( ) Anáfora

(2) Reveste-se de complexidade suficiente para construir uma personagem ( ) Referencial

(3) Personagem que remete a um sentido pleno e fixo, imobilizado por uma cultura ( ) Figurante

(4) Personagem que pode ser completamente apreendida dentro do texto ( ) Plana

(5) Personagem que ocupa um lugar subalterno em relação aos incidentes narrados ( ) Redonda

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 - 2 - 5 - 2 - 3

  • B.

    3 - 1 - 5 - 2 - 2

  • C.

    4 - 3 - 5 - 1 - 2

  • D.

    3 - 2 - 1 - 4 - 5

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As siglas estão grafadas CORRETAMENTE, de acordo com as normas de redação jornalística, em:

  • A.

    A falta de recursos para manter a sanidade animal no país preocupa o setor privado, afirma Pedro de Camargo Neto. Por isso, a ABIPECS (suínos), a ABEF (frango) e a Abiec (bovinos) estão criando a OADA (Organização de Apoio à Defesa Animal). (Folha de S. Paulo, 08/04/05, p. B10).

  • B.

    A falta de recursos para manter a sanidade animal no país preocupa o setor privado, afirma Pedro de Camargo Neto. Por isso, a Abipecs (suínos), a Abef (frango) e a Abiec (bovinos) estão criando a Oada (Organização de Apoio à Defesa Animal). (Folha de S. Paulo, 08/04/05, p. B10).

  • C.

    A falta de recursos para manter a sanidade animal no país preocupa o setor privado, afirma Pedro de Camargo Neto. Por isso, a ABIPECS (suínos), a Abef (frango) e a Abiec (bovinos) estão criando a Oada (Organização de Apoio à Defesa Animal). (Folha de S. Paulo, 08/04/05, p. B10).

  • D.

    A falta de recursos para manter a sanidade animal no país preocupa o setor privado, afirma Pedro de Camargo Neto. Por isso, a Abipecs (suínos), a ABEF (frango) e a ABIEC (bovinos) estão criando a Oada (Organização de Apoio à Defesa Animal). (Folha de S. Paulo, 08/04/05, p. B10).

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Em relação à distribuição e veiculação dos releases, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Os releases transformaram-se em vigoroso artefato da iniciativa privada para utilizar a imprensa como elo com a sociedade, ou mercado consumidor.

  • B.

    A proliferação e aceitação dos releases são, em parte, responsáveis pela redução das equipes nas redações, já que a notícia chega pronta, gratuita.

  • C.

    Os releases são o instrumento físico principal num sistema de informação e relacionamento entre instituições e imprensa.

  • D.

    Interesse público, adequação e ser novidade são considerados os principais critérios para aproveitamento de releases pelas redações jornalísticas.

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Sobre o relacionamento envolvendo a assessoria de imprensa, a fonte e os meios de comunicação de massa, é INCORRETA a afirmativa:

  • A.

    Cabe à assessoria de imprensa facilitar o contato entre os meios de co-municação e o assessorado.

  • B.

    É importante que o assessor de imprensa seja um profissional experiente, que conheça os jornalistas dos veículos de comunicação e circule bem no meio jornalístico.

  • C.

    Nas organizações há uma seleção do que deve ser divulgado pela assesso-ria junto à mídia. Cabe à direção da organização decidir se as notícias cau-sam dano à credibilidade, à confiabilidade e à competência da organização.

  • D.

    O verdadeiro desempenho do assessor de imprensa acabará por ser me-dido numa escala profissional que compreende referências como: forne-cimento de notícias de real interesse; solicitude e rapidez no atendimento à imprensa, honestidade e ponderação.

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São tarefas desempenhadas pelo assessor de imprensa as seguintes afirma-tivas, EXCETO:

  • A.

    O assessor de imprensa nas organizações deve trabalhar somente em ações focadas na atuação de divulgação externa de notícias.

  • B.

    Oferecer informações diárias, semanais e mensais sobre os fatos relacionados à área específica da natureza da organização, os fatos políticos, sociais e econômicos que possam causar impactos na atuação da organização.

  • C.

    Ao convocar a imprensa para o anúncio de algum fato de interesse público, o assessor de imprensa deve oferecer aos repórteres material redigido de forma precisa, com o maior número de informações relevantes sobre a notícia.

  • D.

    Conhecer e respeitar as características editoriais e redatoriais dos veículos de comunicação de massa é uma condição primordial do assessor de imprensa.

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Podemos considerar como necessários, na estrutura de um release, os aspec-tos, EXCETO:

  • A.

    O release é produzido geralmente em formato A4, com logotipo e infor-mações do assessorado no timbre.

  • B.

    Indispensável colocar o nome da empresa, do produto, ou dirigente, no título do release para identificar a autoria da notícia a ser enviada para os veículos de comunicação.

  • C.

    Inclua sempre o registro profissional do autor do release, telefone da assessoria e e-mail de contato.

  • D.

    É sempre conveniente, ao enviar um release para as redações, induzir o jornalista a buscar contato com a assessoria de imprensa para agendar as possíveis entrevistas ou levantar informações adicionais.

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São considerados mandamentos do veículo jornalístico organizacional todas as opções abaixo, EXCETO:

  • A.

    Para estabelecer os objetivos da publicação, é necessário fazer uma sondagem na organização observando quais os interesses envolvidos e quais serão os interlocutores.

  • B.

    Em casos de organizações que apresentam públicos heterogêneos de localização, funções, idades, a melhor opção é segmentar as publicações da comunicação organizacional.

  • C.

    O informativo organizacional é um veículo de comunicação que não necessita ter uma periodicidade definida.

  • D.

    A pauta e a linguagem devem ser acessíveis e atraentes, bem como a aparência do jornal ou informativo deve ser clara e dinâmica.

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A gestão de comunicação pode contribuir para a condução de situações críticas ou ataques à imagem institucional pela mídia, agindo segundo os pressupostos, EXCETO:

  • A.

    Saber o estágio da matéria, as fontes que o repórter consultou, a versão e a dimensão que ele tem da notícia facilita o controle da pauta.

  • B.

    Identificar uma fonte credenciada com capacidade de esclarecer o assunto.

  • C.

    Agir com transparência e de maneira ágil, adotar uma atitude realista e não tentar minimizar os fatos são ações que podem esvaziar ou minimizar as críticas.

  • D.

    O porta-voz mais qualificado para atender a demanda da mídia em casos de crise institucionais é sempre o principal executivo da empresa.

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A Comunicação Organizacional pressupõe que todas as áreas relacionadas (Marketing, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Atendimento ao Cli-ente) trabalhem de maneira integrada. É correto afirmar que, na elaboração e realização de eventos, cabe à Assessoria de Imprensa, EXCETO:

  • A.

    Trabalhar no planejamento, orientando de acordo com as possibilidades de o evento despertar a atenção da mídia.

  • B.

    Planejar coletivas com a presença de personalidades que possam des-pertar a atenção dos jornalistas.

  • C.

    Contato antes e após o evento com os convidados para verificar a quali-dade atingida conforme o planejamento programado para a atividade.

  • D.

    Contato com as redações, recepção e encaminhamento dos repórteres e distribuição de press kits.

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