Durante uma consulta odontológica, em determinado momento o cirurgião-dentista da clínica do Tribunal solicitou ao auxiliar que fizesse o registro de algumas condições dentárias. Isto ocorreu
No preparo do paciente para o atendimento odontológico
Para responder às questões de números 32 a 39 considere a situação abaixo.
P.F.S., 16 anos, sexo feminino, filha de funcionária do Tribunal, foi submetida à exodontia do 35. Saiu do consultório odontológico às 16h37min . e à 22h49min. deu entrada no pronto socorro municipal com hemorragia no local da exodontia.
Do processo de trabalho odontológico, realizado com a finalidade de produzir benefício ao paciente, podem resultar danos. Quando algum dano decorre de ação ou omissão onde há culpa, o dano é conseqüência de
A ANS tem por finalidade institucional promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento de ações de saúde no Brasil. Dessa forma, compete à ANS
propor políticas e diretrizes gerais ao Ministério da Saúde para a regulação do setor de saúde suplementar.
Um dos aspectos importantes em perícias e auditorias odontológicas é a ética profissional. Com relação a esse assunto, à luz do código de ética odontológica, julgue os itens que se seguem.
É atribuição do perito, devidamente nomeado por uma entidade para a produção de laudo técnico, executá-lo de forma a não comprometer a entidade que o nomeou. Caso isso não seja possível, o profissional deve declinar da tarefa. As respostas aos quesitos formulados devem ser enriquecidas com posições pessoais, desde que sejam embasadas em fundamentos políticos e sejam citadas as fontes utilizadas.
Um dos aspectos importantes em perícias e auditorias odontológicas é a ética profissional. Com relação a esse assunto, à luz do código de ética odontológica, julgue os itens que se seguem.
Considera-se auditor o profissional que desenvolve atividades de auditoria em empresa pública ou privada que presta serviços odontológicos e que necessita de auditoria odontológica permanente para a verificação da execução e da qualidade técnico-científica dos trabalhos realizados por seus credenciados.