Com relação a sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.
A organização do sistema de arquivos no Linux, realizada na forma de árvore hierarquizada, suporta diversos tipos de sistemas, tais como o ext3, smb e msdos.
Com relação a sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.
A organização do sistema de arquivos no Linux, realizada na forma de árvore hierarquizada, suporta diversos tipos de sistemas, tais como o ext3, smb e msdos.
O Network File System (NFS) permite o compartilhamento de sistemas de arquivos entre computadores. No sistema operacional Linux, os clientes que podem acessar um determinado sistema de arquivos são apresentados em uma lista no arquivo exports, que indica as opções de acesso de cada cliente.
A opção que permite o acesso de um cliente como root em um sistema de arquivos compartilhado é
A estrutura de um volume NTFS é implementada a partir de um arquivo chamado Master File Table (MFT), formado por diversos registros. Alguns desses registros são reservados para controle do sistema de arquivos, e os demais registros são utilizados para mapear arquivos e diretórios dos usuários.
Para verificar o grau de fragmentação de um arquivo, o sistema operacional deve verificar o número de
Julgue os itens a seguir, relacionados ao serviço NFS do Unix.
Em um sistema de arquivos montado com a opção intr, quando o servidor sai do ar, as operações correspondentes a tentativas de acesso a esse servidor falham e, automaticamente, retornam mensagens de erro para o usuário.
Julgue os seguintes itens, que versam sobre conceitos referentes a sistemas operacionais.
A estrutura de diretórios do Linux é diferente da estrutura do Windows: neste, os arquivos do sistema são concentrados nas pastas Windows e Arquivos de programas, podendo o usuário criar e organizar suas pastas conforme desejar; naquele, as pastas do sistema ficam no diretório-raiz, esperando-se que o usuário armazene seus arquivos pessoais em uma pasta localizada no diretório /home.
Com relação aos conceitos de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, julgue os itens que se seguem.
A tabela de alocação de arquivos (FAT) é um sistema de arquivos que permite a localização dos clusters em um disco, para que um arquivo seja aberto.
A respeito de sistemas de arquivos, julgue os próximos itens.
Quando uma interrupção estiver desabilitada, os dispositivos que terminam as suas atividades continuam a emitir sinais de interrupção, no entanto a CPU não será interrompida.
NÃO faz parte das características do método de compressão via NTFS do Windows 2003:
Acerca dos sistemas de arquivos suportados nos sistemas operacionais LINUX e MS Windows©, analise as proposições a seguir.
1) O sistema ext3 acrescenta alguns recursos ao ext2, sendo que o mais importantes desses é o journaling.
2) O sistem FAT32 acrescenta alguns recursos ao FAT16, sendo que o mais importante desses é o journaling.
3) O sistema ReiserFS se tornou o sistema de arquivos padrão do núcleos NT, a partir do Windows 7.
4) O sistema ReiserFS é o sucessor do Reiser4, este último amplamente adotado nos núcleos Linux.
Estão incorretas, apenas:
Julgue os itens subsequentes, a respeito do ambiente Unix.
O princípio básico do NFS, sistema de arquivos de rede usado pelo Unix, é permitir que um conjunto qualquer de clientes e servidores compartilhe um sistema de arquivos comum, mas, para que isso ocorra, é necessário que todos os clientes e servidores estejam na mesma LAN.
Julgue os itens a seguir, relacionados ao serviço NFS do Unix.
O NFS adota o UDP como protocolo de transporte, em função dos algoritmos de controle de congestionamento que o UDP implementa e que são essenciais para um bom desempenho em uma rede IP de grande porte. Por esse mesmo motivo, não é possível utilizar TCP como protocolo de transporte no NFS.
Julgue os próximos itens, relacionados à instalação e configuração de TCP/IP, NFS, NIS e DNS.
Em um NFS (network file system), é possível, por meio de configuração, negar direitos de acesso especiais aos superusuários de um host.
A respeito de algoritmos, estruturas de dados e objetos, julgue os itens que se seguem.
Árvore de dados é uma estrutura formada por uma coleção finita de dados, em que um deles é denominado raiz e os demais, folhas. Por serem estruturas disjuntas, não é possível que a árvore seja nula.
A respeito de algoritmos, estruturas de dados e objetos, julgue os itens que se seguem.
Pilha é uma estrutura de dados do tipo lista linear, em que as operações TOP, PUSH e POP são realizadas no topo da pilha e, por isso, são denominadas LIFO.
A respeito de algoritmos, estruturas de dados e objetos, julgue os itens que se seguem.
A estrutura de dados aplicada às linguagens de programação visa, do ponto de vista teórico, identificar e desenvolver modelos matemáticos que resolvam problemas e, do prático, criar representações concretas dos objetos e desenvolver rotinas capazes de atuar sobre essas representações, de acordo com o modelo considerado.
Acerca das estruturas de dados estáticas e homogêneas (vetores e matrizes) e das estruturas de dados dinâmicas (listas, pilhas, filas), utilizadas para armazenar conjuntos de valores, julgue os itens a seguir.
Uma lista é uma coleção de elementos do mesmo tipo dispostos linearmente, que podem ou não seguir determinada organização. As listas podem ser dos seguintes tipos: de encadeamento simples, duplamente encadeadas e ordenadas.
Acerca das estruturas de dados estáticas e homogêneas (vetores e matrizes) e das estruturas de dados dinâmicas (listas, pilhas, filas), utilizadas para armazenar conjuntos de valores, julgue os itens a seguir.
As pilhas, também conhecidas como listas LIFO ou PEPS, são listas lineares em que todas as operações de inserção e remoção de elementos são feitas por um único extremo da lista, denominado topo.
Julgue os itens de 71 a 75, relativos aos serviços de arquivo e impressão em redes.
O NFS (Network File System) consiste em vários componentes, incluindo um protocolo de montagem, um servidor de montagem, daemons que coordenam o serviço de arquivos básicos e vários utilitários de diagnóstico. No lado servidor, parte do software reside no kernel, mas, no lado cliente, ele reside todo no modo usuário.
A respeito da instalação e estruturação de diretórios em sistemas operacionais Windows XP, julgue os itens seguintes.
Após fazer a conversão de uma unidade ou partição para NTFS não será possível reconvertê-la para FAT ou FAT32.
A respeito da instalação e estruturação de diretórios em sistemas operacionais Windows XP, julgue os itens seguintes.
Para partições de disco no Windows XP, pode-se escolher entre os sistemas de arquivo NTFS, FAT e FAT32, os quais incluem recursos necessários para hospedagem do Active Directory.
A respeito da instalação e estruturação de diretórios em sistemas operacionais Windows XP, julgue os itens seguintes.
O NTFS utiliza uma tabela denominada MFT (master file table) para registrar a utilização de cada cluster de um disco.
Um gerenciador de conteúdo é uma ferramenta que permite automatizar e integrar os processos relativos a criação, catalogação, indexação, personalização, controle de acesso e disponibilização de conteúdos em portais web. Acerca de padrões e gestão de conteúdo, para disponibilizar informações na Web, e de ferramentas para construção de portais corporativos, julgue os itens seguintes.
As recomendações W3C sobre acessibilidade explicam como tornar o conteúdo web acessível a pessoas com necessidades especiais, destinando-se a todos os criadores de conteúdo web (autores de páginas e projetistas de sítios) e aos programadores de ferramentas para criação de conteúdo.
A respeito das características dos sistemas operacionais, julgue os itens seguintes.
Entre os sistemas de arquivos utilizados como GNU/Linux, estão o Ext3 e o ReiserFS, sendo que o Ext3 utiliza blocos fixos de 512, 1.024, 2.048 ou 4.096 bytes cada, enquanto o ReiserFS não utiliza blocos com tamanho fixo.
Acerca do sistema operacional Linux, julgue os seguintes itens.
Quando um disco rígido é formatado com um sistema de arquivo, é criada nele uma estrutura de dados chamada inode. Para cada arquivo criado é alocado um inode para armazenar o nome do arquivo.
Acerca da administração de sistemas Windows e Unix/Linux, julgue os itens de 73 a 85.
Não é possível montar o sistema de arquivo NTFS em um ambiente Linux, devido à incompatibilidade dos sistemas de arquivo padrão.
A respeito de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.
Os sistemas de arquivos permitem diversas operações como write, read, open e close.
A respeito das características dos sistemas operacionais, julgue os itens seguintes.
Sistema de arquivo refere-se à forma como os dados são armazenados, organizados e acessados pelo sistema operacional. Essa forma é imposta pelo hardware da máquina.
Na elaboração de um formulário, um espaço destinado ao arquivamento de modo a não prejudicar o registro das informações deve ser observado como característica de
O sistema de arquivos NTFS do Windows 2000/XP introduziu conceitos de segurança que antes não existiam no seu sistema de arquivos anterior, como: criptografia de arquivos e pastas, cotas de usuário, auditoria e compressão de dados on-demand. Sobre as permissões para diretórios que este sistema de arquivos novo trouxe, é correto afirmar.
Com relação aos sistemas operacionais Linux e Windows, julgue os itens a seguir.
O NTFS, como o UFS, é um sistema de arquivos hierarquizado com arquivos e diretórios, em que cada arquivo tem um proprietário, mas não pertence a um grupo. O acesso não é regulado por um conjunto de bits de permissão, mas por listas de acesso, implementando um modelo discricionário.
Considere a afirmação abaixo, relacionada a gerenciamento de sistemas de arquivos:

Preenchem correta e sucessivamente as lacunas I a IV os termos:

Com base no texto acima, que apresenta linhas de configuração de um servidor Samba, julgue o próximo item.
A instrução log file = /var/log/samba/%m.log permite que seja executado um arquivo de log para cada máquina que se conecta. O suporte para CUPS está habilitado no servidor e, para evitar que esse suporte seja habilitado para todas as impressoras do sistema, deve-se criar a seção [special_printer] no arquivo, na qual são informadas as impressoras que usarão outro sistema de impressão.
Com base nos conceitos de fundamentos, instalação, comandos básicos e administração do sistema operacional Linux, julgue os itens a seguir.

Imagens ISO ou uma imagem-espelho do Red Hat Linux 9 serão usadas para instalação do sistema se o método de instalação for utilizado a partir de um
No sistema de arquivos NTFS,
É um tipo de organização em que o arquivo é visto como uma sequência numerada de blocos de registros. Estes registros são identificados por uma chave principal, cujo endereço físico para armazenamento é dado por meio do valor desta chave ou de um valor calculado a partir dela. Um arquivo de organização relativa tem que possuir chave de conteúdo numérico, para possibilitar o cálculo do endereço e a localização do registro na área de dados. Para encontrar um arquivo, primeiro pesquisa-se o arquivo de índice para obter o apontador que, então, realizará o acesso ao arquivo.
A descrição acima é típica da organização
Em relação aos sistemas de arquivos, é correto afirmar que
Acerca de hardware, julgue os itens a seguir.
O protocolo NFTS torna disponível para o cliente o sistema de arquivo compartilhado.
No que se refere ao sistema operacional Unix, julgue os seguintes itens.
O superusuário (su) pode alterar um arquivo que está localizado em um sistema de arquivos montado apenas para leitura.
No que se refere ao sistema operacional Unix, julgue os seguintes itens.
O sistema de permissões e privilégios de arquivos permite que um arquivo seja executável, porém sem privilégios de leitura e escrita.

Considerando o trecho de shell script acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 4, três comandos são executados de forma encadeada, sendo a saída de um usada como entrada para o seguinte.

Considerando o trecho de shell script acima, julgue os itens seguintes.
O comando da linha 2 chama uma variável de usuário.

Considerando o trecho de shell script acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 3, dois comandos são executados em seqüência.

Considerando o trecho de shell script acima, julgue os itens seguintes.
Ao se completar a execução dessas linhas de código, o script sairá, emitindo mensagens de erro.
Acerca dos sistemas operacionais Windows e Unix, julgue os itens que se seguem.
A fragmentação de arquivos pode ser definida como a dispersão de um arquivo em diferentes áreas do disco. O Windows XP professional possui mecanismos para localizar e consolidar arquivos e pastas fragmentados.
Correlacione o Sistema de Arquivos com o número correspondente ao Sistema Operacional no qual originou-se.
A seqüência correta é:
A respeito da estruturação de diretórios e pastas, bem como da atribuição de permissões no Windows 2003 Server, julgue os itens a seguir.
O Windows 2003 é capaz de herdar as permissões de novas pastas criadas em uma pasta que já tenha definido seus direitos administrativos.
A respeito da estruturação de diretórios e pastas, bem como da atribuição de permissões no Windows 2003 Server, julgue os itens a seguir.
O suporte ao perfil móvel no Windows 2003 requer a presença de um serviço do tipo active directory, com permissão de leitura somente.

Com base na figura acima, julgue os itens de 101 a 104.
A opção não habilitada na figura (Create a new demand-dial interface to the Internet) é utilizada quando a rede privada necessita de acesso à Internet, em que o Routing and Remote Access permite automatizar a conexão quando alguém deseja acessar a Internet em vez de ter uma conexão dedicada.
[global] netbios name = Prova workgroup = Grupo server string = Prova2
[directory] path = /mnt/arquivosa comment = Privateusers
[testfile1] path = /mnt/arquivosb # Pasta compartilhada comment = Sharingusers1
[testfile2] path = /mnt/arquivosc comment = Sharingusers2
Com base nas linhas acima, contidas no arquivo /etc/samba/smb.conf de um sistema Linux, julgue os itens de 96 a 99.
No browser do Windows, o servidor Samba aparecerá sob o nome Prova, dentro do workgroup Grupo. O nome Prova2 não aparece disponível para os usuários.
[global] netbios name = Prova workgroup = Grupo server string = Prova2
[directory] path = /mnt/arquivosa comment = Privateusers
[testfile1] path = /mnt/arquivosb # Pasta compartilhada comment = Sharingusers1
[testfile2] path = /mnt/arquivosc comment = Sharingusers2
Com base nas linhas acima, contidas no arquivo /etc/samba/smb.conf de um sistema Linux, julgue os itens de 96 a 99.
Considerando-se que o servidor Samba esteja em funcionamento em um servidor Linux padrão, qualquer alteração que seja feita no arquivo de configuração mostrado, para entrar em vigor no sistema, obriga, necessariamente, a inicialização do servidor Samba com...
Com relação aos conceitos de sistemas operacionais e suas tecnologias, julgue os itens subseqüentes.
O sistema de arquivos do Windows baseia-se no banco de dados (SQL Server) implementado na primeira versão comercial do Windows Vista.
A respeito de linguagens de scripts para diferentes ambientes de sistemas operacionais, julgue os itens seguintes.
O PowerShell é uma linguagem de programação interativa que visa substituir os arquivos de lote (.bat) do Windows. Consiste de um programa interpretador de comandos que possui diversos recursos e que permite acessar componentes .NET.
A respeito de linguagens de scripts para diferentes ambientes de sistemas operacionais, julgue os itens seguintes.
No Bourne Shell, os descritores de arquivo 0, 1 e 2 correspondem à entrada padrão, à saída padrão e ao erro. O stderr deve ser utilizado para os erros.

Com base no trecho do arquivo smb.conf para um servidor Samba em um
ambiente Linux apresentado acima, julgue os itens subseqüentes.
A linha syslog = 2 indica que somente as mensagens com prioridade 2 são enviadas aos logs do sistema.

Com base no trecho do arquivo smb.conf para um servidor Samba em um
ambiente Linux apresentado acima, julgue os itens subseqüentes.
A opção invalid users, conforme mostrada no arquivo, é uma configuração de segurança que impede que intrusos usem o servidor como se fossem processos tipo daemon.

Com base no trecho do arquivo smb.conf para um servidor Samba em um
ambiente Linux apresentado acima, julgue os itens subseqüentes.
A linha message command, conforme mostrada no arquivo, indica que se uma mensagem do tipo WinPopup é enviada ao servidor, esta será encaminhada a um usuário por e-mail.
A respeito de linguagens de scripts para diferentes ambientes de sistemas operacionais, julgue os itens seguintes.
É recomendado que todos os scripts tenham uma especificação de caminho de busca, por exemplo PATH=/usr/ucb:/usr/bin:/bin; export PATH. O Bourne Shell tem como padrão exportar variáveis de ambiente para scripts filhos. Nesse caso, a utilização do comando export não é necessária para este efeito.
A respeito de linguagens de scripts para diferentes ambientes de sistemas operacionais, julgue os itens seguintes.
No Windows, para habilitar a execução de shell scripts com o uso do Windows Host Script, é utilizado o comando regsvr32.exe -u wshom.ocx que cria o registro wshom.ocx, responsável pela execução do shell script.

Com base na figura acima, julgue os itens de 101 a 104.
A tela mostrada na figura resultou da escolha de configuração dos serviços de Network Address Translation, no utilitário de configuração para roteamento, e de Acesso Remoto (Routing and Remote Access), no Windows 2003 Server.

Com base na figura acima, julgue os itens de 101 a 104.
Após a escolha da opção mostrada na figura seria possível configurar os serviços de DNS e DHCP. Se esses serviços já estão em funcionamento na rede privada, tem que ser habilitados também para a interface externa.

A tabela acima apresenta características do NTFS, em ambiente Windows. Julgue os itens a seguir, acerca dessas características.
O uso de criptografia no sistema NTFS é embasado em criptografia de chave pública e não, de chave privada; um de seus efeitos é diminuir a entropia de um arquivo, diferentemente do uso de compressão, que aumenta a entropia de um arquivo.

A figura acima apresenta características da tecnologia Active Directory, disponível em plataforma Windows. Julgue os itens seguintes, acerca dessas características.
A tecnologia Active Directory permite a definição de políticas de segurança relacionadas ao uso de redes privadas virtuais.
Julgue os itens subseqüentes, acerca de sistemas operacionais.
Há sistemas operacionais em que, para uma partição se tornar disponível no espaço de nomes do sistema de arquivos, precisa ser montada (mount). Quando da montagem, tipicamente, são usados o nome do dispositivo e a localização na estrutura de arquivos onde deve ser atrelado o sistema de arquivos (mount point). Uma vez montado um sistema de arquivos, as informações necessárias podem ser armazenadas em uma tabela (mount table) na memória principal.
Acerca de shell script, julgue os itens a seguir.

Considerando o trecho de código acima, alterado a partir de www.gdhpress.com.br, julgue os itens subseqüentes.
A linha
corresponde ao tempo máximo que uma estação pode fazer uso de um endereço IP. Em ambientes onde existe escassez de endereços IP, esse valor deve ser maior para evitar que uma estação não perca seu endereço.
O Linux Mandriva 2007 utiliza como partição padrão o sistema de arquivos
Acerca de serviços de diretórios, LDAP, X.500 e tecnologias associadas, julgue os itens a seguir
The Red Hat Directory Server é um servidor baseado no protocolo LDAP. Nesse tipo de servidor, as regras de acesso são separadas dos dados do usuário e dos dados do sistema, o que representa uma desvantagem quando se quer facilitar a escalabilidade.

Com base na figura acima, julgue os itens de 101 a 104.
A máquina a ser configurada tem dois adaptadores de rede: um chamado de Private Network e outro chamado de Internet; a conexão Internet tem o endereço IP 131.107.0.20 e os nomes das interfaces podem ser escolhidos pelo usuário conforme sua conveniência.
A respeito de linguagens de scripts para diferentes ambientes de sistemas operacionais, julgue os itens seguintes.
É recomendado que os scripts do tipo Bourne devam começar com a seqüência #!/bin/sh em que o trecho /bin/sh é o nome do programa que será utilizado para interpretar os conteúdos do arquivo.

Com base no trecho do arquivo smb.conf para um servidor Samba em um
ambiente Linux apresentado acima, julgue os itens subseqüentes.
O comando preexec, conforme mostrado no arquivo, permite registrar informação de log de todas as conexões em que %m representa o endereço IP e %I representa o nome da máquina.
Com referência à configuração de serviços de rede em sistemas Linux, julgue os itens subseqüentes.
A configuração de um endereço IP no Linux é feita mediante dois comandos: o ipconfig e o chkconfig.
Com referência à configuração de serviços de rede em sistemas Linux, julgue os itens subseqüentes.
Normalmente, os scripts de controle de iniciar e parar determinados serviços no Linux estão no /etc/init.d.
Julgue os itens a seguir, referentes a administração de serviço web com o IIS 6.0 ou superior e o Apache HTTP Server 1.3 ou superior.
Tanto o Apache quanto o IIS suportam o padrão HTTP 1.1 em suas implementações para o transporte de páginas HTML.

A figura acima apresenta características da tecnologia Active Directory, disponível em plataforma Windows. Julgue os itens seguintes, acerca dessas características.
A tecnologia Active Directory guarda similaridades funcionais com a tecnologia LDAP, como uso de domínios hierarquizados, controle de acesso a diretórios e registro de usuários.

A tabela acima apresenta características do NTFS, em ambiente Windows. Julgue os itens a seguir, acerca dessas características.
A caracerística de cópia sombra, disponível no NTFS, reduz a chance de conflitos durante a realização de backups com utilitários do sistema operacional Windows, como o ntbackup.

A tabela acima apresenta características do NTFS, em ambiente Windows. Julgue os itens a seguir, acerca dessas características.
Do ponto de vista do usuário de um sistema de arquivos, hard links são funcionalmente similares a symbolic links, sendo uma das diferenças o fato de que os primeiros fazem referências cruzadas entre arquivos e diretórios embasadas nos nomes desses arquivos.
Com relação aos conceitos de sistemas operacionais e suas tecnologias, julgue os itens subseqüentes.
No Linux, o sistema de arquivos utiliza uma estrutura hierárquica de diretórios. Uma outra característica desse sistema de arquivos é que dispositivos de hardware e diretórios também podem ser mapeados em nomes de arquivos.
Com base nos conceitos de serviços de diretório MS Active Directory, LDAP, Open LDAP, padrão X.500 e métodos de autenticação, julgue os itens que se seguem.
No padrão X.500, são definidos um ou mais DSAs (Directory System Agents) e um DIB (Directory Information Base). O DIB contém objetos de informação conforme uma estrutura de árvore.
[global] netbios name = Prova workgroup = Grupo server string = Prova2
[directory] path = /mnt/arquivosa comment = Privateusers
[testfile1] path = /mnt/arquivosb # Pasta compartilhada comment = Sharingusers1
[testfile2] path = /mnt/arquivosc comment = Sharingusers2
Com base nas linhas acima, contidas no arquivo /etc/samba/smb.conf de um sistema Linux, julgue os itens de 96 a 99.
O arquivo em questão apresenta um conjunto de configurações com sintaxe correta que permite o compartilhamento de três diretórios em um servidor Samba.
A respeito de sistema de arquivos, uma parte importante do sistema operacional, assinale a opção correta.
Julgue os itens de 51 a 68, relativos a computadores, ambientes e sistemas operacionais.
O NTFS é um sistema de arquivos superior quando comparado ao FAT16 e ao FAT32, suportado pelo Windows NT, 2000, XP ou Linux.
As soluções embasadas em software livre vêm ganhando cada vez mais adeptos, não só na administração pública federal mas também em diversas organizações privadas. Essa mudança de comportamento ocorre não apenas em função do custo, mas também porque essas soluções atingiram um nível de qualidade que se compara aos softwares proprietários. Essa mudança de comportamento tem impulsionado o surgimento de ambientes heterogêneos, tanto no que se refere aos sistemas operacionais como aos aplicativos. Com relação a esse assunto, e no que tange aos conceitos de sistemas operacionais, em particular aos sistemas Unix e Windows, julgue os itens de 93 a 99.
A estrutura de diretório tradicionalmente utilizada no Unix contém, ...
A infra-estrutura de tecnologia da informação e comunicação de determinada organização pública federal é formada por um parque de hosts e estações de trabalho que usam sistemas operacionais Windows XP e Linux (diversas distribuições) e que adotam tecnologias, protocolos e serviços diversos. Visando diagnosticar possíveis falhas e visando à melhoria desse ambiente, essa organização contratou dois grupos de especialistas em análise de redes e sistemas computacionais, que trabalharam, ora de forma isolada, ora de forma integrada, com o objetivo de analisar e detectar fenômenos dentro dessa infra-estrutura.
Nos itens de 121 a 127, são apresentadas informações adicionais à situação hipotética acima, seguidas de uma assertiva a ser julgada.
...A respeito da estruturação de diretórios e pastas, bem como da atribuição de permissões no Windows 2003 Server, julgue os itens a seguir.
As variáveis de ambiente influenciam na escrita de arquivos temporários e na instalação de programas.

Os dados acima apresentam informações relativas a execução e resposta de comando em um computador com sistema operacional Linux instalado, que utiliza nomenclatura padrão para arquivos e diretórios. Com relação a essas informações e ao Linux, julgue os itens que se seguem.
O diretório /boot fica localizado dentro do diretório padrão /root.
Acerca da estrutura e funcionamento dos sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.
A MPI (message passing interface) consiste em uma especificação e em uma implementação de mecanismo de troca de mensagens entre processos escravos e processo mestre em máquinas distintas de um cluster.
Julgue os itens de 56 a 66, que versam sobre as características dos periféricos e dispositivos de armazenamento, sobre a organização lógica e física dos arquivos, bem como sobre a representação e o armazenamento da informação e sobre os métodos de acesso.
Um sistema de diretório hierárquico normalmente possui duas entradas especiais: “.” e “..”, normalmente chamadas de ponto e ponto-ponto. O ponto refere-se ao diretório pai e o ponto-ponto ao diretório atual.
Acerca dos sistemas operacionais Windows e Unix, julgue os itens que se seguem.
No Unix, o comando uname -a permite que sejam mostradas informações relativas aos usuários que estiverem logados no sistema.
Acerca dos sistemas operacionais Windows e Unix, julgue os itens que se seguem.
O FAT (file allocation table), em sua 5.ª versão, é o sistema de arquivos padrão utilizado no Windows XP professional.
Acerca da administração do Linux, julgue os itens de 51 a 60.
Em sistemas de arquivos, é possível usar mkfs para criar um sistema de arquivos em uma partição; o comando df pode ser executado para apresentar o espaço livre em um sistema de arquivos; find possibilita que sejam localizados arquivos maiores que um dado tamanho.
Considerando a figura acima, que apresenta um modelo conceitual dos serviços providos por um sistema operacional, julgue os itens a seguir.
Conforme o tipo de sistemas de arquivo adotado em um computador, diferentes opções de controle e registro de acesso são disponíveis. O sistema FAT32, por exemplo, oferece maior suporte ao controle de acesso e criptografia, quando comparado a outros tipos de sistema, como o NTFS.
O sistema de arquivos de um sistema operacional é responsável por controlar o espaço de disco alocado e, para esse fim, pode usar técnicas como: a alocação contígua, a ligada e a indexada.
Com a popularização do sistema operacional Linux, hoje há ambientes com sistemas operacionais bastante heterogêneos. Permitir a troca de informações e o compartilhamento de recursos entre sistemas heterogêneos nem sempre é uma tarefa simples. Acerca dos sistemas operacionais e seus componentes, julgue os itens seguintes.
O arquivo de configuração padrão do Samba, smb.conf, permite especificar o endereço IP dos hospedeiros que poderão acessar os serviços disponibilizados pelo Samba.

Considerando o trecho de shell script acima, julgue os itens seguintes.
Na execução do comando da linha 1, a tela será limpa.
No que se refere ao sistema operacional Unix, julgue os seguintes itens.
Os inodes armazenam informações sobre objetos no sistema de arquivo. Entre essas, incluem-se o tipo de objeto, a localização do conteúdo do objeto no disco, seu tamanho (se for o caso), a modificação mais recente feita no inode, a modificação mais recente no conteúdo do objeto, o último acesso ao objeto, o proprietário, o grupo e os privilégios de acesso.
Com relação a comunicação de dados, redes e conectividade, julgue os seguintes itens.
O network file system (NFS) possui protocolo de comunicação que possibilita aos clientes acessar os arquivos armazenados em um servidor, o que permite a um conjunto heterogêneo de processos compartilhar um sistema de arquivos em comum.
Selecione a opção em que existem apenas nomes de sistemas de arquivos:
Quanto à integração entre o Windows e o Unix, julgue os itens subseqüentes.
Um aspecto importante da configuração de um cliente Samba em ambiente Windows é o uso de nomes de computador e workgroup apropriados.
Com relação a sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.
Considere-se que cada solicitação de acesso a um servidor de arquivos tenha o identificador do arquivo e a posição do dado no arquivo; considere-se, ainda, que o servidor não mantenha tabelas de arquivos abertos na sua memória principal e que aberturas e fechamentos de arquivos resultem em operações locais nos clientes. Nesse caso, as características mencionadas são de um servidor de arquivos stateless.
Com relação ao DNS no ambiente Unix, julgue os itens seguintes
Os arquivos de configuração de zona e mapas localizam-se tipicamente em um diretório de nome namedb.
Com relação ao DNS no ambiente Unix, julgue os itens seguintes
O arquivo de configuração que contém os parâmetros de inicialização tem o nome named.boot.
A respeito da configuração de TCP/IP em ambiente Unix, julgue os próximos itens.
O comando route é usado para gerenciar as rotas estáticas em um host Unix.
Quanto à integração entre o Windows e o Unix, julgue os itens subseqüentes.
Um dos passos da configuração de um cliente Samba em ambiente Windows é a especificação de um servidor WINS, que, necessariamente, deve ser um host Windows.
Quanto à integração entre o Windows e o Unix, julgue os itens subseqüentes.
Um servidor Unix não pode executar, simultaneamente, mais de uma instância do serviço Samba.
Um usuário mantém em seu computador, com Windows XP, uma pasta de arquivos contendo trabalhos que interessam aos demais colegas da seção. Para garantir que esses dados não sejam alterados ou excluídos ele deverá compartilhar a pasta com permissões de somente leitura. A maneira mais rápida de disponibilizar essa pasta aos demais usuários é
Uma prática comum na gestão de sistemas web é disponibilizar diversos hostnames através de uma única instância de um único servidor web. No servidor apache httpd isto pode ser obtido
groupadd adm
useradd %u2212g adm %u2212c "TREMS" trems
passwd trems
usermod %u2212g root trems
Respectivamente aos quatro comandos acima, os arquivos de dados alterados foram: