91 Q151459
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A respeito de noções de administração de dados na plataforma de sistemas operacionais Windows ou Linux, julgue os itens seguintes.

O uso de sistemas de arquivo no padrão NTFS, em detrimento do FAT32, oferece, entre algumas vantagens na administração de dados, o suporte a arquivos que podem exceder 1 terabyte de tamanho e suporte a nomes de arquivos que excedem 256 caracteres.

92 Q151457
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Em relação ao sistema de arquivos NFS, considere:

I. O NFS permite que cada máquina seja cliente e servidor ao mesmo tempo.

II. Quando um diretório é exportado, normalmente, todas as árvores de diretórios são exportadas como uma só unidade.

III. O mesmo arquivo pode ter diferentes nomes nos diferentes clientes, pois eles são montados em um local diferente nas respectivas árvores de arquivos.

IV. O ponto de montagem é totalmente local aos clientes; o servidor não sabe onde ele é montado em nenhum de seus clientes.

V. NFS visa suportar um sistema heterogêneo, com clientes e servidores capazes de executar sistemas operacionais diferentes em hardwares diferentes. ...

93 Q151456
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Em relação à implementação de um sistema de arquivos e aos tamanhos das tabelas de arquivos usadas pelo método de alocação por lista encadeada, aqui tratada por tabela de arquivos, e ao método de alocação i-nodes, aqui tratado por tabela de i-nodes, é correto afirmar que o tamanho

94 Q151455
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

O sistema de arquivos que foi desenvolvido para ser utilizado no Windows NT para suprir os problemas de segurança, de capacidade e de confiabilidade desse sistema operacional, é conhecido como:

95 Q97058
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
96 Q97041
Ciência da Computação
Ano: 2012
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
97 Q782519
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca das estruturas de dados estáticas e homogêneas (vetores e matrizes) e das estruturas de dados dinâmicas (listas, pilhas, filas), utilizadas para armazenar conjuntos de valores, julgue os itens a seguir.

Vetores são utilizados quando estruturas indexadas necessitam de mais que um índice para identificar um de seus elementos.

98 Q782512
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os itens a seguir, relacionados ao serviço NFS do Unix.

O NFS exerce o controle sobre os identificadores de usuários e permissões de forma a impedir que um usuário seja capaz de acessar arquivos de outro usuário, sem que haja nenhum tipo de autorização explícita.

99 Q782023
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A respeito de sistemas de arquivos, julgue os próximos itens.

Uma partição, se for convertida para NTFS, pode, posteriormente, ser convertida para FAT32, sem que, para isso, seja preciso reformatá-la.

100 Q152222
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Sobre nomenclatura de arquivos no Windows 7, considere as seguintes afirmativas:

1. / ? : * " > < | não podem ser usados em nomes de arquivos.

2. 260 caracteres é o tamanho máximo do nome de um arquivo e seu caminho completo.

3. AUX, CON são palavras reservadas e não podem ser utilizadas como extensão de nome de arquivo.

4. C:TEMP.TXT refere-se a um arquivo TEMP.TXT localizado no diretório principal.

Assinale a alternativa correta.