No ciclo de vida dos projetos, as fases de desenvolvimento de um projeto dependem basicamente das individualidades e da natureza de cada projeto, porém de uma forma geral um projeto pode ser dividido em fases características. Os recursos envolvidos, os cronogramas e os custos previstos, são definidos na fase de
Observe as seguintes definições sobre o protocolo SSL - Secure Socket Layer na questão da segurança em ambiente internet:
I. SSL não faz distinção entre uma conexão e uma sessão.
II. Quando um cliente e um servidor estabelecem uma conexão SSL pela primeira vez, eles necessitam estabelecer uma chave compartilhada chamada master_secret.
III. O SSL só pode ser usado no serviço Internet FTP.
É correto o que se afirma SOMENTE em
Um planejamento de sistemas NÃO deve ter interesse em
Analise as seguintes afirmações relacionadas a padrões de projetos:
I. O padrão Builder separa a construção de um objeto complexo de sua representação, de modo a que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.
II. O método Abstract Factory fornece uma interface para a criação de uma família de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes completas.
III. O padrão Bridge define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem que classe será instanciada. O Bridge permite a uma classe postergar a instanciação das subclasses.
IV. O Chain of responsability usa compartilhamento para suportar grandes quantidades de objetos ...
Analise as seguintes afirmações relacionadas a Ciclo de Vida de um projeto de software:
I. As fases do ciclo de vida de um projeto são equivalentes aos processos de gerenciamento de projetos.
II. As organizações consideram o ciclo de vida do produto parte do ciclo de vida do projeto.
III. O ciclo de vida do projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu fi nal.
IV. A transição de uma fase para a outra dentro do ciclo de vida de um projeto, em geral é definida por alguma forma de transferência técnica ou entrega.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Analise as seguintes afirmações relacionadas à Engenharia de Software, modelos de desenvolvimento e análise de requisitos:
I. O modelo de desenvolvimento denominado 4GT (técnicas de quarta geração) caracteriza-se pelo desaparecimento da atividade de Teste, que normalmente é a última atividade para os demais modelos de desenvolvimento de software. Essa característica especial do modelo 4GT é conseqüência do uso de ferramentas de desenvolvimento de software, que permite ao desenvolvedor especificar características do software em um nível elevado, garantindo a qualidade em qualquer etapa do ciclo de vida do projeto.
II. Durante a análise de requisitos, são especificados a função e o desempenho do software, bem como a sua interface ...
A engenharia de software objetiva responder à necessidade de produção sistemática de software que atenda a requisitos técnicos, garantindo determinado nível de qualidade, a determinado custo. Acerca do emprego da engenharia de software no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue os itens que se seguem.
No nível 5 do capability maturity model (CMM) original, o aperfeiçoamento contínuo do processo de software de uma organização é obtido com base na retro-alimentação de características quantitativas desse processo e no teste de novas idéias e tecnologias.
Considere as seguintes afirmativas sobre o Balanced Score Card (BSC):
I - As perspectivas do BSC são: Financeira, Cliente, Aprendizado e Processos Internos.
II - Cada perspectiva deve ter somente um objetivo.
III - Um objetivo deve estar associado uma métrica e uma meta.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
Considere as seguintes afirmativas sobre o conceito de estratégia competitiva de Porter:
I - As duas estratégias genéricas são menor custo e diferenciação.
II - As duas estratégias podem ser aplicadas a dois tipos de alvo.
III - A diferença entre os tipos de alvo está no número de clientes que a empresa espera atingir.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
O quadro abaixo mostra o impacto estratégico dos Sistemas de Informação (SI) nas operações da empresa (conforme MacFarlan):
Analise as seguintes afirmativas sobre este quadro.
As empresas que se encontram:
I- no quadrante fábrica serão, futuramente, independentes dos SI.
II- no quadrante suporte, têm pouca dependência atual e futura dos SI.
III- no quadrante estratégico, têm pouca dependência estratégica da carteira de SI em desenvolvimento.
A opção que mostra todos os itens corretos é: