No desenvolvimento de uma API orientada a objetos, é comum reunir todas as suas funcionalidades em uma única classe, simplificando o acesso. Esta prática pode ser favorecida através da implementação do padrão de projeto
No processo de mapeamento do modelo ER para o modelo relacional, atributos multivalorados são definidos a partir da
Dadas as seguintes sentenças,
I. Um atributo, em um modelo de entidade-relacionamento, que possui "sub-atributos" em sua nomenclatura é definido como atributo chave.
II. A restrição de integridade 'REFERENCED KEY' não é suportada pelo Oracle.
III. Para mostrar as tabelas existentes de um banco de dados MySQL em uso é necessário usar o comando 'viewtables'.
IV. 'DROP TABLE' e 'DROP INDEX' são instruções do tipo DDL.
verifica-se que
Nos bancos de dados espaciais, pode-se realizar consultas de proximidade, por região etc. Nesse contexto, bons índices são necessários para o acesso eficiente aos dados espaciais, que normalmente são de duas ou mais dimensões. Qual das opções abaixo não é adequada para a construção desses índices?
Qual das seguintes violações acontece quando uma transação relê o banco de dados e encontra novas linhas que foram inseridas por uma outra transação depois da primeira leitura?
Dadas as afirmações a seguir sobre XML e banco de dados,
I. Diferentemente do banco de dados relacional o XML permite estruturas aninhadas.
II. DTD (Document Type Definition) é uma evolução do XMLSchema e serve para restringir quais informações estão presentes no documento XML.
III. Devido a sua capacidade de descrição, a representação XML é vantajosa quando a informação deve ser trocada com entidades externas.
IV. Documentos XML não podem ser gerados de forma automática a partir das informações do banco de dados
verifica-se que estão corretas
Um sistema de banco de dados fornece uma linguagem para especificar o esquema de banco de dados. Essa linguagem é chamada de definição de
A arquitetura ANSI/SPARC define três níveis (ou camadas) que ficam entre o banco de dados em si (disco rígido) e as aplicações do usuário; são eles:
A tabela a seguir representa um banco de dados simples.

Analisando as sentenças seguintes, referentes à tabela apresentada,
I. 'João' é uma instância da tabela.
II. 'Nome' faz parte do esquema do banco de dados.
III. 'Rua B' é um dado armazenado na tabela.
IV. 'Telefone' é um dos esquemas do banco de dados.
verifica-se que está(ão) correta(s)
O problema da atualização temporária (ou dirty read) acontece quando