


Analise as seguintes afirmativas sobre métodos de ordenação.
I. Quicksort divide um conjunto de itens em conjuntos menores, que são ordenados de forma independe, e depois os resultados são combinados para produzir a solução de ordenação do conjunto maior.
II. Seleção é um método que consiste em selecionar o menor item de um vetor e substituí-lo pelo item que estiver na primeira posição. Essas duas operações são repetidas com os itens restantes até o último elemento.
III. Shellsort é uma extensão do algoritmo de ordenação por Inserção, contornando o problema que ocorre quando o menor item de um vetor está na posição mais à direita.
Assinale a alternativa CORRETA:

Considere o número em base 2 (binário):
1111101
Este número, convertido para a base 10, representa o valor decimal 125.
Já o número binário 1111101.110, convertido para a base 10, representa o valor
O Quicksort é um dos métodos de ordenação mais eficientes disponíveis e a técnica de busca por espalhamento ou hashing é muito utilizada em diversas aplicações. Em relação a estes métodos é correto afirmar:

O distância Hamming é um algoritmo bastante simples e utilizado para detecção de erros em transmissões de palavras. Considere os valores das seguintes palavras: A=0101 e B=1101. A distância hamming entre estas palavras, expressa em valor binário é igual a
Existem dois vetores, chamados A e B, que estão ordenados e contêm N elementos cada, respeitando a propriedade A[N-1]<B[0], onde os índices de ambos os vetores vão de 0 a N-1. Retiram-se primeiro todos os elementos de A na ordem em que se apresentam e inserem-se esses elementos em uma árvore binária de busca, fazendo o mesmo depois com os elementos de B, que são inseridos na mesma árvore de busca que os de A. Depois, retiram-se os elementos da árvore em um percurso pós ordem, inserindo-os em uma pilha. Em seguida retiram-se os elementos da pilha, que são inseridos de volta nos vetores, começando pelo elemento 0 do vetor A e aumentando o índice em 1 a cada inserção, até preencher todas as N posições, inserindo, então, os N elementos restantes no vetor B da mesma maneira.
 ...
Todos os N nomes de uma lista de assinantes de uma companhia telefônica foram inseridos, em ordem alfabética, em três estruturas de dados: uma árvore binária de busca, uma árvore AVL e uma árvore B.
As alturas resultantes das três árvores são, respectivamente,
Qual das seguintes sentenças NÃO é equivalente às demais?
Considere as definições a seguir.
• O nível do nó raiz de uma árvore é 1.
• O nível de qualquer nó subsequente é igual ao nível do seu nó pai mais 1.
• A profundidade de uma árvore é igual ao maior nível encontrado dentre todos os seus nós.
Partindo-se das premissas acima, a menor e a maior quantidade de nós, respectivamente, que poderiam existir em uma árvore binária de profundidade 4 são
Assinale a opção correta.
Considere o trecho de código a seguir.

Ao final da execução do trecho de código acima, os valores de A, B, C e D, são iguais, respectivamente, a
O trecho abaixo equivale à estrutura básica do arquivo build.xml da plataforma ant.

Ao se executar o código acima mediante o comando ant, no diretório em que se encontra o arquivo build.xml, obtém-se como resposta
Considere o trecho de código a seguir.

Ao final da execução do trecho de código acima, os valores de X e J são iguais, respectivamente, a

Considere o algoritmo acima, em que M[ ] seja um vetor de valores inteiros e A e B sejam dois valores inteiros e o primeiro elemento do vetor M esteja localizado na posição 1, sendo os argumentos passados por referência. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
A função func poderia ser implementada como procedimento recursivo, sem fazer alteração na sua lista de parâmetros.
Considere o algoritmo acima, em que M[ ] seja um vetor de valores inteiros e A e B sejam dois valores inteiros e o primeiro elemento do vetor M esteja localizado na posição 1, sendo os argumentos passados por referência. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Se X for um vetor com os elementos [1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128], a chamada da função func(X,2,6) retornará o valor 62.
Considere o algoritmo acima, em que M[ ] seja um vetor de valores inteiros e A e B sejam dois valores inteiros e o primeiro elemento do vetor M esteja localizado na posição 1, sendo os argumentos passados por referência. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Considerando que X seja um vetor de 10 elementos inteiros, a chamada de função func(X,5,4) executará infinitamente.
Considere o algoritmo acima, em que M[ ] seja um vetor de valores inteiros e A e B sejam dois valores inteiros e o primeiro elemento do vetor M esteja localizado na posição 1, sendo os argumentos passados por referência. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Nova função obtida pela substituição da linha 6 por retorne M[A] + func(M,A-1,B) tem comportamento equivalente ao da função func acima.O desenvolvimento de aplicações que dependem de alto desempenho normalmente envolve a utilização de mecanismos e algoritmos eficientes. Dependendo do volume de dados envolvidos, a escolha de um algoritmo ineficiente pode ter sérias implicações, tanto no que se refere ao tempo de resposta como na qualidade da resposta obtida. Acerca desse assunto, bem como sobre as técnicas de construção de algoritmos e estruturas de dados e conceitos básicos sobre estruturas de dados, julgue os itens de 81 a 92.
Um grafo completo é normalmente denotado por K n , em que n refere-se ao número de vértices contidos no grafo. O número de arestas em um grafo completo é dado pela fórmula ...

Acerca das operações lógicas de I a IV apresentadas acima, julgue os seguintes itens.

Sabendo que o código abaixo é parte de um programa pascal, analise a função Z abaixo e responda qual o valor de retorno desta função quando o X = 4.
