531 Q82281
Biblioteconomia
Ano: 2007
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)
Shiyali Ramamrita Ranganathan define o serviço de referência como "o processo de estabelecer contato pessoal entre o usuário e seus documentos de uma maneira pessoal." Nessa afirmativa, a expressão "seus documentos" significa:
532 Q82280
Biblioteconomia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Segundo Nice Figueiredo, ao acompanhar as etapas do processo de referência, no caso de um usuário não se satisfazer com as respostas apresentadas, o bibliotecário deve seguir para o sexto passo que é a

533 Q82279
Biblioteconomia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Entre os agentes exteriores físicos que danificam os documentos estão

534 Q82278
Biblioteconomia
Ano: 2007
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Luccas e Seripieri (1995), enfatizando as causas da degradação do papel ocasiona-das pelos insetos afirmam:

Como atacam preferencialmente publicações antigas e encadernadas em couro, estas deverão ser examinadas minuciosamente, procuran-do-se localizar orifícios produzidos pela larva ou a presença do pó ca-racterístico nas estantes ou no próprio livro... Os volumes atacados ou suspeitos devem ser separados para tratamento e guardados em salas separadas para posterior serviço de expurgo. Esta rotina deverá ser efetuada na biblioteca pelo menos uma vez por ano entre os meses de julho a outubro, quando as larvas alcançam de 3 a 5 milímetros e antes da fase adulta.

Nesse trecho os autores apresentam medidas profiláticas para evitar o...

535 Q82277
Biblioteconomia
Ano: 2007
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Considerando os fatores que contribuem para a degradação do papel, assinale a alternativa que apresenta um agente intrínseco:

536 Q82276
Biblioteconomia
Ano: 2007
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Entre as medidas relevantes para a conservação preventiva do acervo de bibliote-cas, NÃO se inclui:

537 Q82272
Biblioteconomia
Ano: 2007
Banca: Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Analise as seguintes afirmativas concernentes às relações entre o serviço de referência e informação e os serviços técnicos de uma biblioteca.

I. A elaboração de instrumentos de recuperação da informação tem seu trajeto do usuário para o documento ou da necessidade informacional do usuário para a informação em potencial, que se concretiza por meio do documento.

II. O bibliotecário de referência deverá analisar a demanda do usuário, entendê-la e transformá-la dentro dos parâmetros passíveis de recuperação, ou seja, a linguagem documentária utilizada pela biblioteca.

III. O local em que ocorre a mediação entre a necessidade informacional do usuário e a informação, mediação esta concretizada a partir de todo um...

538 Q82264
Biblioteconomia
Ano: 2007
Banca: Universidade da Amazônia (UNAMA)

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Estimular o gerenciamento da busca e do uso da informação, de acordo com a necessidade do usuário, incluindo o treinamento na utilização dos catálogos, no uso do acervo e no acesso à informação, são atividades importantes para medir, também, o nível de desempenho do atendimento ao público, nas bibliotecas. De acordo com a afirmativa, esses procedimentos são pertinentes ao serviço de:

539 Q82190
Biblioteconomia
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Os conceitos de marketing do setor lucrativo aplicam-se ao contexto das atividades de marketing em unidades de informação. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta.

540 Q82189
Biblioteconomia
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Diante do volume de informação produzida e disponível para acesso, os serviços de disseminação seletiva da informação (DSI) desempenham o importante papel de manter os usuários informados sobre os progressos que ocorrem em sua área de atuação. Sobre a DSI, assinale a opção correta.