3851 Q660781
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2016
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

O conteúdo do trecho acima envolve o conceito de Razão de Dependência Total.

Esse conceito tem relação direta com a razão

3852 Q660770
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2016
Banca: MSConcursos

Lei a notícia e marque a alternativa correta.

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, inaugura hoje (29/02/2016) a pedra fundamental da nova base científica do Brasil. A nova estação está localizada na Península de Keller, terá 17 laboratórios e comportará 64 pessoas em uma área de 4.500 m². Parte fundamental do PROANTAR, a base está em processo de reconstrução após um grande incêndio, que ocorreu no dia 25 de fevereiro de 2012 e destruiu cerca de 70% das instalações. O suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos morreram no combate às chamas.

(Fonte: http://exame.abril.com.br)

Essa base fica

3853 Q660758
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2016
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Esse problema ambiental provoca um dano direto à vida cotidiana dos cidadãos, que é a(o)

3854 Q660747
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2016
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Muito noticiadas nos últimos meses nos veículos de comunicação do Brasil e motivo de grande preocupação das autoridades, principalmente da área de saúde, as doenças dengue, chikungunya e zika têm em comum:

I. O fato de serem transmitidas pelo mesmo agente (Aedes aegypti).

II. A mesma família bacteriológica, da qual as três doenças são integrantes.

III. A transmissão do vírus ao feto em mulheres grávidas, gerando microcefalia nos recém-nascidos.

IV. O tratamento à base de repouso, ingestão de líquidos e remédios que aliviam os sintomas (desde que não contenham AAS).

É correto o que se complementa somente em

3855 Q660729
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2016
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere o texto e os fatos a seguir:

Aponta-se como ameaça aos direitos humanos

3856 Q660696
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2016
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O acordo de leniência é aquele em que

3857 Q660695
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2016
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere o gráfico e às afirmações abaixo.


I. A queda pronunciada do setor agropecuário no decorrer de 2015 teve sérias repercussões sobre o PIB.

II. Um dos fatores responsáveis pela queda do PIB foi a fraca demanda interna provocada pela diminuição da renda dos trabalhadores.

III. O déficit da balança comercial brasileira no ano de 2015 contribuiu para a queda do PIB, principalmente no segundo semestre.

Está correto o que se afirma APENAS em

3858 Q660694
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2016
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Na Figura a seguir, é apresentado um panorama da estrutura da Vale no mundo.

Na imagem acima, está representada a configuração geográfica do seguinte processo econômico:

3859 Q660693
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2016
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Essa análise do tipo de cultura das sociedades contemporâneas revela a(o)

3860 Q660667
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2016
Banca: MSConcursos

“A Globalização é definida como a interdependência econômica entre os países ao redor do mundo, resultante de um volume e variedade crescentes de transações de bens e serviços através das fronteiras, bem como de uma maior mobilidade de fatores de produção, incluindo uma ampla difusão internacional de tecnologia”. (Fonte: Trabalhos para Discussão nº 201 - Efeitos da Globalização na Inflação Brasileira (Rafael Santos e Márcia S. Leon) disponível em http://www.bcb.gov.br/pec/wps/port/wps201.pdf) Tendo em mente esse assunto, leia as seguintes assertivas e assinale a alternativa que faz a afirmação correta.

 1. “A globalização da economia brasileira intensificou-se na década de 90 com o avanço do processo de liberalização comercial, a crescente abertura aos fluxos de capitais int...