561 Q51256
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Com um desempenho superior ao registrado no ano anterior, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil teve um crescimento de 2,3%, em 2013. Dentre as alternativas a seguir, qual representa um setor considerado fundamental para a conquista deste resultado?
562 Q51254
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Sobre os movimentos políticos, econômicos e sociais que vêm se desenvolvendo na região, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A esquerda conquistou o poder em importantes nações desta região a partir da década de 1990, dentre elas, o Brasil.

( ) Com baixos índices de desenvolvimento econômico, a região passa por desaceleração das exportações e dos empregos.

( ) Integrantes do bloco denominado “conservador”, México e Colômbia são grandes parceiros comerciais dos Estados Unidos.

( ) Venezuela, Peru, Bolívia e Paraguai formam o bloco bolivariano que atua na principal frente de oposição ao neoliberalismo.

A sequênci...

563 Q51253
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Sobre a região tratada no texto, analise.

I. É formada pelos países de língua espanhola e portuguesa que se encontram restritos à região central e sul da América.

II. Engloba nações que, de modo geral, possuem profundas desigualdades sociais e grandes instabilidades econômicas.

III. São países que foram colonizados por nações europeias, como a Itália, que introduziu o latim, idioma que nomeia a região.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

564 Q51251
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Sobre o caso de espionagem dos Estados Unidos em relação a vários países do mundo, incluindo o Brasil, analise as afirmativas.

I. O nome do funcionário que divulgou os documentos de espionagem é Julian Assange antigo colaborador da Agência Nacional de Segurança (NSA).

II. No dia 1º de setembro, o “Fantástico” exibiu uma reportagem com base em documentos obtidos com exclusividade. Os arquivos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, mostram a presidente Dilma Rousseff e o que seriam seus principais assessores, como alvo direto de espionagem da NSA.

III. Os Estados Unidos utilizaram vários servidores para a espionagem, tais como Facebook, Google e Apple.

IV. Durant...

565 Q51250
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Leia os seguintes slogans: Slogan

1: “Brasil, ame-o ou deixe-o.” Slogan

2: “O petróleo é nosso!” Slogan

3: “Varre, varre, vassourinha, varre, varre a bandalheira.”

Os slogans remetem a três momentos distintos de líderes no governo brasileiro, representados, respectivamente, por

566 Q51248
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Os cinco anéis representados na bandeira olímpica representam

567 Q51247
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
“O reator número 4 da usina ______________________________ explodiu durante um teste de segurança, causando a maior catástrofe nuclear civil da história e deixando mais de 25 mil mortos, segundo estimativas oficiais. O acidente recebeu a classificação de nível máxima, 7. O combustível nuclear queimou durante 10 dias, jogando na atmosfera radionuclídeos de uma intensidade equivalente a mais de 200 bombas atômicas iguais à que caiu em Hiroshima.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
568 Q51246
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Hoje, infelizmente, nosso planeta apresenta vários problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas ações humanas, os quais afetam a fauna, a flora, o solo, as águas, o ar etc. Diante dos problemas ambientais vividos em nossa sociedade, analise.

I. A chuva ácida ocorre nos polos petroquímicos, onde diversas substâncias tóxicas são lançadas próximas ao leito de um rio.

II. As principais causas do desmatamento são a exploração da madeira e a expansão da agropecuária, seguidas pelo crescimento das cidades, pela construção de grandes obras, como estradas e barragens de hidrelétricas, e pela mineração.

III. O fenômeno da desertificação ocorre na redução da vegetação e da capacidade produtiva do solo, principalmente em regiões áridas, semiáridas e sub-úmid...

569 Q51243
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
O Oriente Médio é uma região da Ásia localizada no sudoeste do continente. Esse subcontinente caracteriza-se pelo clima árido com presença de paisagens desérticas. Mesmo com a escassez de água, nessa região vivem cerca de 270 milhões de habitantes. A região do Oriente Médio apresenta, ainda, instabilidade política e risco constante de conflitos. A maioria dos conflitos ocorrem há muito tempo na história e os motivos são os mais variados possíveis. Mas, sem dúvida, o principal motivo que desencadeia tantos conflitos são as divergências religiosas. Nesse subcontinente surgiram as três maiores religiões monoteístas (doutrina ou corrente religiosa que reconhece a existência de um único Deus) do mundo. Assinale-as.
570 Q51242
Atualidades e Conhecimentos Gerais
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
As questões relacionadas à preservação da natureza começaram a ser discutidas efetivamente a partir da década de 70, com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e, dessa forma, atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras. A primeira Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano, organizada pela ONU, em 1972, ficou conhecida como a Conferência de