Ana Mae Barbosa propõe, em A imagem no ensino de arte, a comparação entre 2 obras da iconografia artística brasileira. A primeira explora o contraste de cores chapadas e a segunda, a multiplicidade de nuanças de uma mesma cor. Ela se refere à obras dos seguintes artistas:
Ilustre personalidade, estudioso de sua história sem deixar de lado o seu interesse pelo ensino através da arte. Também esteve no Brasil, influenciando o percurso do ensino de arte. Foi ele:
Para Luigi Pareyson, em seu livro Problemas da Estética: ler significa executar, e executar significa fazer com que a obra viva de sua própria vida, torná-la presente na plenitude da sua realidade sensível e espiritual. Pareyson distingue três aspectos da execução: a decifração, a mediação e a realização. Este último aspecto exige que o leitor de uma obra de arte:
Sem o olhar fecundador do artista, a matéria é inerte e muda: apenas aquele olhar formativo desperta-a para a vida da arte. Os problemas técnicos não se impõem ao artista, mas é ele quem sabe fazê-los nascer da matéria que lhe foi entregue pela tradição; a técnica, de per si, só forma o artesão, mas é o artista quem sabe torná-la capaz de mostrar a arte; a matéria pode ser resistência, obstáculo, causa de malogro, e é o artista quem sabe fazer dela uma ocasião, um veículo, uma garantia de êxito.
Este pensamento de Luigi Pareyson, reflete-se no pensamento dos estudiosos contemporâneos do ensino de arte que afirmam:
I. A exploração dos materiais é uma ação pedagógica necessária.
II. É necessário atribuir signi...
Em seu livro O sentido da arte, Herbert Read faz algumas conexões entre diversos artistas, pois acredita que os valores extremos da arte transcendem do indivíduo, da época e da circunstância. Identifique as conexões propostas entre:
I. Hyeronimus Bosch
II. Sesshu
III. Salvador Dali
IV. Jackson Pollock
V. Pierre Soulages
VI. Turner
Nelson Screnci, artista fascinado pelo universo das imagens deixadas pelos grandes pintores, pintou em 1999 a obra Os Excluídos (I) a partir da obra Caipira Picando Fumo (II) de um grande pintor brasileiro.


A correta relação entre essas obras é:

Com relação à pintura pós-impressionista ilustrada na figura VIII, de Pierre Bonnard, julgue os itens subseqüentes.
As linhas de contorno dos objetos convergem para um ponto de fuga.

Com relação à pintura pós-impressionista ilustrada na figura VIII, de Pierre Bonnard, julgue os itens subseqüentes.
A pincelada produz continuidade espacial.

Com relação à pintura pós-impressionista ilustrada na figura VIII, de Pierre Bonnard, julgue os itens subseqüentes.
O tratamento pictórico da paisagem e da personagem à direita contrasta com o dos objetos que não têm vida.

Com relação à pintura pós-impressionista ilustrada na figura VIII, de Pierre Bonnard, julgue os itens subseqüentes.
As variações de cor produzem um espaço descontínuo.