181 Q50046
Artes
Ano: 2013
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

182 Q50044
Artes
Ano: 2013
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

“Surgido na Europa no século XVI, foi um movimento em que a arte era produzida à maneira dos grandes mestres do renascimento. Manifestando-se na pintura, na escultura e na arquitetura, ficou conhecido como estilo italiano quinhentista.” Este movimento artístico denomina-se

183 Q50042
Artes
Ano: 2013
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

O Templo de Luxor foi construído, na maior parte, pelo Rei Amenhotep III. O reino tem à frente uma enorme coluna e um obelisco, além de estátuas de Ramsés II. Este templo é um exemplo de arte

184 Q50040
Artes
Ano: 2013
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

185 Q50038
Artes
Ano: 2013
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

186 Q50035
Artes
Ano: 2013
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Em relação ao grupo Fluxus, analise.

I. Foi criado por George Maciunas em 1961, na Alemanha.

II. Situa-se em torno das aulas de música experimental ministradas por John Cage na New School for Social Research.

III. Surgiu durante um Festival Internacional de Música na Holanda.

IV. A principal referência foi o movimento cubista e a obra de Pablo Picasso.

V. Os artistas do grupo integravam diferentes linguagens artísticas.

Estão corretas apenas as afirmativas

187 Q50110
Artes
Ano: 2012
Banca: Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Sobre o movimento impressionista, analise as assertivas abaixo.

I. Os pintores impressionistas procuraram, com base na observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca na natureza.

II. Os artistas não se preocupavam em retratar a natureza com precisão acadêmica.

III. Claude Monet, Vincent Van Gogh, Edgar Degas e Pieter Brueghel foram alguns dos artistas mais famosos que participaram desse movimento.

IV. As pinturas eram elaboradas ao ar livre, para que as luzes e cores fossem melhor captadas e representadas pelos artistas.

V. A invenção das tintas em tubo facilitou a vida dos artis...

188 Q50108
Artes
Ano: 2012
Banca: Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

“Todas as disciplinas são agora ressuscitadas, as línguas estabelecidas: Grego, sem o conhecimento do qual é uma vergonha alguém chamar-se erudito, Hebraico, Caldeu, Latim (…). O mundo inteiro está cheio de acadêmicos, pedagogos altamente cultivados, bibliotecas muito ricas, de tal modo que me parece que nem nos tempos de Platão, de Cícero ou Papiniano, o estudo era tão confortável como o que se vê a nossa volta. (…)”

O texto acima, escrito por François Rabelais no seu livro Pantagruel (1532), remete ao ___________, iniciado na Europa em meados do século ____, de acordo com a maioria dos historiadores. Entre os nomes importantes da época, figuraram...
189 Q50105
Artes
Ano: 2012
Banca: Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Muito antes da invenção da escrita, o homem pré-histórico já se expressava artisticamente utilizando vários tipos de pigmentos naturais e ferramentas rudimentares. Esse tipo de arte, descoberta milhares de anos após a sua produção, é denominada

190 Q50102
Artes
Ano: 2012
Banca: Instituto Nacional de Educação (CETRO)