5461 Q724966
Arquivologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Sobre os objetivos da gestão de documentos, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Contribuir para o acesso e conservação dos documentos de guarda permanente, por seu valor probatório, científico e histórico.

( ) Permitir o aproveitamento racional dos recursos humanos, materiais e financeiros.

( ) Assegurar a eliminação dos documentos que tenham valor administrativo, fiscal, legal ou para pesquisa.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

5462 Q724965
Arquivologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Dentro do conceito de gestão de documentos, sobre os tipos de arquivo, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Arquivo corrente é o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, por seu valor primário, é objeto de consulta frequente pelo órgão ou entidade que o produziu e ao qual compete sua administração.

( ) Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes com uso muito frequente pelo órgão ou entidade que o produziu e que aguarda eliminação.

( ) Arquivo permanente é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor secundário.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

5463 Q724964
Arquivologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Relacione as características dos documentos de arquivo, listados a seguir, às suas respectivas definições.

1 - Autenticidade

2 - Confiabilidade

3 - Unicidade

4 - Organicidade

( ) Os documentos de arquivo são produzidos e acumulados em razão das funções e atividades desenvolvidas pelo órgão ou entidade, o que os contextualiza no conjunto a que pertencem.

( ) Os documentos de arquivo têm a capacidade de sustentar os fatos que atesta. Isso está relacionado ao momento em que o documento é produzido e à veracidade de seu conteúdo.

( ) Os documentos de arquivo fazem parte do conjunto e possuem relações singulares com os demais documentos do grupo. Podem existir cópias, mas cada cópia é específica em seu lugar.

( ) Os doc...

5464 Q724963
Arquivologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A unidade arquivística responsável pelo processamento técnico de documentos com uso pouco frequente, aguardando pelo cumprimento do valor primário estabelecido pelo instrumento de avaliação, no âmbito da gestão de documentos, é denominada
5465 Q724962
Arquivologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Na organização adequada dos acervos arquivísticos, o profissional de arquivo, quando realiza o trabalho de arranjo, seguintes princípios:
5466 Q724961
Arquivologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
No processamento técnico do arquivo de uma instituição em que se busca aplicar o princípio da proveniência, mesmo considerando que os documentos foram recolhidos diretamente do produtor pela instituição arquivística pública, é indispensável que se leve em consideração
5467 Q724960
Arquivologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A função que objetiva conferir racionalidade à criação ou origem dos documentos de arquivo, de forma a padronizá-los, segundo o objetivo para o qual foi criado, é denominada
5468 Q724959
Arquivologia
Ano: 2018
Banca: Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Com relação às regras de alfabetação, analise os seguintes nomes.

1. Aníbal Teixeira

2. Camilo Castelo Branco

3. Jorge de Abreu Neto

4. Charles Du Pont

5. Álvaro Ramos e Cia.

Assinale a sequência correta de arquivamento, conforme a regra de alfabetação.

5469 Q724958
Arquivologia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
No que se refere ao arquivamento de documentos, julgue os itens a seguir. A organização de arquivos é constituída por fases. Entre elas, estão levantamento de dados e análise dos dados coletados, por exemplo.
5470 Q724957
Arquivologia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
No que se refere ao arquivamento de documentos, julgue os itens a seguir. A leitura da correspondência para tomada de conhecimento do assunto e verificação de antecedentes é inadmissível em qualquer órgão público.