Expostas a frio e calor, lages e paredes se movimentam. Com isso, o concreto pode rachar, deixando o caminho livre para a água. Considerando essas informações e as imagens ao lado, assinale a opção correta.
A planilha acima apresenta um orçamento de R$ 63.500,00, que foi utilizado para os serviços ali discriminados. Considerando-se os valores totais e o tempo em que eles serão despendidos, é correto afirmar que ocorreu um desembolso
Quanto às tipologias e aparelhagens de ar condicionado, assinale a opção correta.
Para a construção de um elevador, tem-se as seguintes medidas: a) profundidade de segurança do poço: 2,00 m abaixo da primeira parada; b) altura para segurança de frenagem + cabine: 4,30 m acima da última parada; c) altura da casa de máquinas: 2,20 m. Além disso, a casa de máquinas é o ponto mais elevado do edifício.
Com base na situação acima, assinale a opção que apresenta o cálculo correto desprezando-se as espessuras das lajes.
No que se refere as instalações elétricas e hidrossanitárias, assinale a opção correta.
Com relação à acústica de grandes ambientes, assinale a opção incorreta.
Acerca da utilização de recursos tecnológicos e de informática na arquitetura, julgue os itens a seguir.
I O programa AutoCAD não é o mais indicado para desenhos de projeto de arquitetura após o advento do programa Sketchup, que é mais rápido e simples.
II O recurso de criar sombras no programa Sketchup facilitou o dimensionamento de brises.
III Considerando-se somente as modificações nos desenhos após a sua finalização, seria mais vantajoso projetar sem recorrer à informática já que é muito simples modificar um desenho feito a lápis com o uso da borracha.
IV O geoprocessamento é o conjunto de tecnologias que integram as fases de coleta, processamento e uso de informações relacionad...

A tabela I acima mostra alguns elementos que fazem parte do ambiente arquitetônico e a tabela II apresenta uma série de intervalos de altura (h) medidos em metros (m). Assinale a opção que estabelece a correspondência ergonomicamente correta entre os elementos da tabela I e os intervalos de altura da tabela II.
Segundo definição dada pela Associação Internacional de Ergonomia (IEA) em 2000, a ergonomia é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Nesse contexto, para o arquiteto, a ergonomia tem como função
Considere as seguintes causas de rachaduras em edifícios com estrutura de concreto e paredes de alvenaria:
1 – recalque; 2 – sobrecarga; 3 – variação térmica; 4 – cargas excêntricas; 5 – corrosão.
Tais causas têm relação com os seguintes fatores:
A – cobrimento insuficiente; B – subdimensionamento da estrutura; C – ausência de juntas de dilatação; D – subestimativa da tensão admissível do solo.
Assinale a opção que contém a relação correta entre as causas e os fatores indicados acima.