197061 Q998720
Economia MICROECONOMIA Teoria do Consumidor
Ano: 2022
Banca: FGV
Suponha uma economia de dois bens e preferências dos consumidores monotônicas. Se um bem é inferior então, necessariamente,
197062 Q998719
Economia MICROECONOMIA Estruturas de Mercado
Ano: 2022
Banca: FGV
Sobre mercado de concorrência imperfeita (monopólio), assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A condição “o custo marginal de se produzir a primeira unidade (c’(0)) menor do que o valor que os consumidores desejam pagar por essa primeira unidade (p(0))” é necessa?ria e suficiente para que o monopolista produza quantidade positiva. ( ) No nível de lucro ótimo, o monopolista pode operar tanto na parte elástica como inelástica da demanda. ( ) O markup do monopolista tende a ser menor quanto mais elástica for a demanda, sendo que se essa for perfeitamente elástica, o preço será igual à solução de concorrência perfeita.
As afirmativas são, respectivamente, 
197063 Q998718
Economia MACROECONOMIA Economia Internacional na Macroeconomia
Ano: 2022
Banca: FGV
Considere uma economia grande com mobilidade imperfeita de capital e sob regime de câmbio fixo.
No caso de uma política monetária expansionista, geram-se nível de renda _____ e taxa de juros _____. No caso de uma política fiscal expansionista, geram-se nível de renda _____ e taxa de juros _____.
As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por
197064 Q998717
Economia Desenvolvimento e Crescimento Econômico Desenvolvimento Econômico
Ano: 2022
Banca: FGV
Considere a Teoria dos Ciclos Reais de Negócios, a qual busca explicar os ciclos de negócios a partir do referencial clássico. Considerando a possibilidade de substituição intertemporal na oferta de trabalho, no caso de um choque tecnológico, a oferta e demanda agregadas
197065 Q998716
Economia MICROECONOMIA Teoria do Consumidor
Ano: 2022
Banca: FGV
Segundo a Teoria do Consumidor, assumindo preferências monotônicas, a demanda do consumidor apresenta as seguintes propriedades, à exceção de uma. Assinale-a. 
197066 Q998715
Economia Economia Comportamental Teoria e Bem-Estar
Ano: 2022
Banca: FGV
Em relação à Teoria do Bem-Estar Social e a existência de externalidades, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O 1º Teorema do Bem-Estar Social afirma que um mercado livre e competitivo, com informações completas e preferências localmente não saciáveis, gera um equilíbrio eficiente de Pareto.
( ) Na presença de externalidades, a definição dos direitos de propriedade permite que as trocas gerem um equilíbrio eficiente de Pareto.
( ) Se as preferências forem quase-lineares, a quantidade eficiente de uma externalidade sobre consumo independe da distribuição dos direitos de propriedade.
As afirmativas são, respectivamente,
197067 Q998714
Economia MACROECONOMIA Fundamentos Macroeconomicos
Ano: 2022
Banca: FGV
Na Teoria Macroeconômica, um agregado macroeconômico relevante é o Investimento, definido como a aquisição de bens de produção ou de capital visando a elevar a capacidade produtiva da economia e, portanto, a oferta de produtos. Outro termo bastante usado é o de taxa de acumulação de capital.
Considere o modelo de dois períodos em que as famílias decidem quanto investir (modelo de alocação intertemporal de Fisher com depreciação).
Considerando esse modelo, assinale a afirmativa correta.
197068 Q998713
Direitos Humanos Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Convenção sobre o Estatuto dos Refugiados
Ano: 2022
Banca: MPT
Considerando a Convenção de Genebra sobre o Estatuto dos Refugiados, assinale a alternativa CORRETA:
197069 Q998712
Direitos Humanos Direitos Humanos no Ordenamento Nacional Instrumentos Normativos de Proteção aos Direitos Humanos
Ano: 2022
Banca: MPT
Acerca do Decreto n° 9.571/2018, que estabelece as Diretrizes Nacionais sobre Empresas e Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA:
197070 Q998711
Direitos Humanos Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos: Instituições Corte Interamericana de Direitos Humanos
Ano: 2022
Banca: MPT
Acerca da Corte Interamericana de Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA: