6821 Q14195
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Ano: 2006
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A aquisição de um imóvel ou bem de capital em utilização é classificada como despesa orçamentária no seguinte grupo:

6822 Q14192
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Ano: 2006
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

No que se refere à despesa pública, a criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental, que acarrete aumento da despesa, será acompanhado de

I. estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes;

II. declaração do ordenador da despesa, de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira de acordo com a lei orçamentária anual, compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias;

III. relatório de impacto socioeconômico elaborado pela Contadoria Geral do Estado sobre o orçamento anual com aprovação do congresso nacional;

IV. relatório elaborado pela comissão de orçamento da câmara dos deputados, em conformidade com a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO)....

6823 Q14182
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Consideram-se como despesas financeiras aquelas que

6824 Q14168
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere as assertivas:

Tais situações dizem respeito, respectivamente,

6825 Q14162
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Ano: 2006
Banca: Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Somente podem ser aprovadas emendas ao projeto de lei de orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem se, dentre outras normas, respeitarem a indicação de recursos necessários, oriundos de anulação de despesas. Para fins da anulação são preservados três tipos de despesas.

Assinale nas alternativas abaixo a que descreve estes três tipos de despesas preservadas:

6826 Q14142
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Ano: 2006
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)
Um dos itens relacionados como despesas de transferências correntes no orçamento público são as/os:
6827 Q14082
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

De acordo com a legislação orçamentária, créditos adicionais são autorizações de despesas não-computadas ou insuficientemente dotadas na lei de orçamento e classificadas como créditos suplementares, créditos especiais e extraordinários. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A Constituição Federal estabelece, quanto aos créditos extraordinários, que sua abertura se destina a atender despesas urgentes e imprevisíveis, como em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública.

6828 Q14079
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Considerando o orçamento público e suas especificidades, julgue os próximos itens.

As dotações consignadas aos créditos orçamentários e adicionais apresentam autorizações de despesas válidas para a utilização ao longo do período de vigência da lei orçamentária anual. Assim, o administrador deve precaverse, no que diz respeito a sincronização entre a entrada e a saída de recursos, uma vez que não ocorre automaticamente o ajuste entre a receita e as necessidades de pagamento de despesas.

6829 Q14066
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Ano: 2006
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Com relação ao crédito orçamentário especial, é correto afirmar que trata-se de

6830 Q14057
Administração Financeira e Orçamentária - AFO
Ano: 2006
Banca: Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA)

Para responder às questões 74 e 75, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Em seguida, marque, na Folha de Respostas, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:

Sobre Créditos Adicionais, é correto afirmar:

( ) São autorizações de despesas computadas ou suficientemente dotadas na Lei do orçamento.

( ) Classificam-se em suplementares, especiais e extraordinários.

( ) São abertos, todos eles, por Decreto do Executivo.

( ) Sendo classificados como especiais e extraordinários, quando autorizados por ato promulgado de...