A condenação de líderes separatistas da Catalunha nesta s...

A condenação de líderes separatistas da Catalunha nesta segunda-feira gerou uma série de protestos na comunidade autônoma, com o epicentro em Barcelona, onde os atos bloqueiam o El Prat, o principal aeroporto da cidade. Os Mossos (polícia catalã) atacaram uma parte dos manifestantes, que tentaram ultrapassar uma barreira policial. A ação foi convocada pela plataforma Tsunami Democrático, que distribuiu no aeroporto cartões de embarque falsos e convocou a população a ir até o local.
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/14/ internacional/1571042788_418131.html>. Acesso em: 21 out. 2019 (Adaptação).
A origem do conflito de que trata o texto está no
    A) desejo de emancipação existente em uma região do território espanhol.
    B) comportamento violento da polícia catalã contra os manifestantes franceses.
    C) autoritarismo dos Mossos em relação à condenação de separatistas argelinos.
    D) combate à distribuição de cartões de embarque falsos pelo aplicativo do governo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere que um paciente, 60 anos de idade, chega ao consultório referindo hemoptise e perda de três quilos nos últimos três meses. Informa ser hipertenso, diabético, tabagista ativo e morador da zona rural. Quando questionado, não refere outros sintomas. O exame físico é normal. O médico solicita uma tomografia computadorizada de tórax, que demonstra lesão sólida, de 3,5 cm, com densidade de partes moles, em topografia de lobo superior direto, periférico, além de adenomegalias mediastinais de 2 cm, em cadeia paratraqueal direta e subcarinal. O restante do exame não demonstra alterações. Tem bom performance status para ser submetido a uma cirurgia de grande porte, além de liberação cardiológica. A espirometria permite ressecção pulmonar (lobectomia). As tomografias de crânio e abdome são normais.

Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O PET-CT apresenta mais alta sensibilidade e especificidade, quando comparado à tomografia de tórax, para detecção de doença metastática.

Resolva a questão aqui ›


Os inibidores da bomba de prótons são uma classe de medicamentos com utilização muito difundida nos dias de hoje. No que concerne a esses medicamentos, julgue os itens subsecutivos. Os inibidores da bomba de prótons são contraindicados em pacientes com fraturas recentes de quadril.

Resolva a questão aqui ›