Uma paciente com 1 mês e 20 dias de vida, previamente sa...

#Questão 833644 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Uma paciente com 1 mês e 20 dias de vida, previamente saudável, nascida a termo, sem complicações, é levada a consulta em razão febre há 96 horas, no máximo de 38,5 ºC. Está em aleitamento materno exclusivo, com excelente aceitação e ganho de peso. Sem queixas gastrointestinais. A mãe relata que a criança mantém-se ativa. À ectoscopia, a lactente encontra-se em bom estado geral, sem sinais de toxemia. O exame físico completo, realizado cuidadosamente, não revelou a causa da febre. Frequência cardíaca = 120 bpm; frequência respiratória = 45 irpm; e saturação de oxigênio = 100 %.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Deve-se proceder imediatamente à coleta de exame comum de urina, uma vez que não foi encontrada a causa da febre após exame físico completo e detalhado.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis