Um enfermeiro que trabalha na enfermaria de doenças infe...

Um enfermeiro que trabalha na enfermaria de doenças infectocontagiosas de um grande hospital, com trinta e cinco anos de idade e oito anos de serviço nessa instituição, ao realizar exame periódico, foi diagnosticado com tuberculose pulmonar. O paciente negou diagnóstico anterior.

A respeito desse quadro, julgue os próximos itens.

O caso não deverá ser considerado acidente de trabalho, uma vez que a tuberculose é doença endêmica no Brasil.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.

A iniciativa do município deverá ter impactos positivos na bacia hidrográfica devido, principalmente, à sua localização, que corresponde à posição de montante nos cursos de água.

Resolva a questão aqui ›


Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa ao direito previdenciário, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Maria, contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social, em virtude de problemas em sua gestação, teve que antecipar seu parto em dois meses. Nessa situação, considerando a legislação previdenciária de regência, Maria deve ter pago no mínimo dez contribuições mensais para ter direito ao benefício previdenciário denominado saláriomaternidade.

Resolva a questão aqui ›


A adolescência é um período de maturação para o corpo e a mente. Observando-se que os adolescentes de uma mesma idade frequentemente diferem de maneira acentuada em tamanho, assinalar o método que melhor avalia o grau de maturação das características sexuais secundárias e que também contribui para detecção de certas doenças e distúrbios associados à adolescência.

Resolva a questão aqui ›