Considere que o Brasil manteve o número de PME – Papel-Mo...

Considere que o Brasil manteve o número de PME – Papel-Moeda Emitido exatamente igual nos anos de 2016 e 2017. Considere ainda que houve um aumento de 15% nas reservas bancárias de um período para o outro. Com base nas informações acima é correto afirmar que:
  • A. Houve uma diminuição maior que 15% na base monetária na comparação dos períodos.
  • B. A base monetária permaneceu rigorosamente igual na comparação dos períodos.
  • C. Houve um aumento na base monetária na comparação dos períodos.
  • D. Houve uma diminuição menor que 15% na base monetária na comparação dos períodos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca dos organismos destruidores de madeira, julgue os itens que se seguem.

Em uma colônia de cupins, a casta dos reprodutores tem como função básica a defesa da colônia, mas é incapaz de obter alimento por si própria, sendo alimentada pela casta dos operários.

Resolva a questão aqui ›


Segundo Roberto Conduru (2007), “As obras que emergem das religiões de matrizes africanas são de um tipo a princípio estranho à modernidade ocidental: a arte sacra. Seus autores são desafiados a representar divindades – orixás, voduns, inquices, encantados – e a constituir os espaços necessários às suas manifestações e ritos. Cada realização deve equacionar, portanto, respeito e imaginação, mantendo o que é imutável, criando sobre o que pode ser transformado”. Nesse pensamento, representam a Arte Afro-Brasileira, EXCETO:

Resolva a questão aqui ›


Um paciente cirrótico foi atendido em um hospital, após primeiro episódio de hematêmese, que teve início havia duas horas. A pressão arterial e a frequência cardíaca registradas foram de 110 mmHg × 70 mmHg e 90 bpm, respectivamente.

 De acordo com o consenso de BAVENOV e considerando o caso clínico acima e os aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Pacientes com hemorragia digestiva e fatores sugestivos de cirrose devem realizar a endoscopia digestiva alta o mais breve possível, dentro de 12h após a admissão.

Resolva a questão aqui ›