Questão Q831738
2019 Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)
Prova: Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) - Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria) - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) do ano 2019 Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

Um paciente de 10 anos de idade, com 40 kg, com quadro de...

Um paciente de 10 anos de idade, com 40 kg, com quadro de celulite periorbitária, é levado para tomografia computadorizada de crânio. Logo após a injeção intravenosa de contraste, o paciente, que estava, até então, com sinais vitais normais para a respectiva faixa etária, iniciou com dispneia intensa, sibilância, edema da mucosa labial e sinais de má perfusão periférica, e passou a apresentar hipotensão arterial. FC = 140 bpm, saturação de oxigênio = 85%, FR = 34 irpm.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O quadro descrito é compatível com crise de asma e deve ser manejado imediatamente com broncodilatador inalatório e corticoide intravenoso.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...