Questão Q831730
2019 Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)
Prova: Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) - Programa de Residência Médica em Hepatologia (Pré Requisito: Residência Clínica Médica) - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) do ano 2019 Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

Considere um paciente de 71 anos de idade, portador sabi...

Considere um paciente de 71 anos de idade, portador sabidamente de hepatite por vírus C há mais de 10 anos, sem seguimento ou tratamento. Procurou atendimento médico por dor abdominal e, no achado de tomografia abdominal, evidenciam-se cirrose hepática, trombose de veia porta, ascite, esplenomegalia e nódulo hepático SIII. RNM com primovist mostra infiltração extensa SIII e SIV e trombose extensa de veia porta. Alfafetoproteína 53.000 U/L.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Pelos critérios de imagem da lesão hepática, trata-se de uma neoplasia em estágio avançado com possível trombose de veia porta paraneoplásica.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...