Questão Q831538
2018 Instituto Quadrix Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)
Prova: Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP) - Médico Residente (Programa de Acesso Direto: Anestesiologia) - Instituto Quadrix do ano 2018 Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Um paciente de 44 anos de idade apresenta disfagia há ce...

Um paciente de 44 anos de idade apresenta disfagia há cerca de cinco anos, com piora lenta e progressiva durante esses anos. Disse que consegue ingerir sólidos com o auxílio da ingestão de líquidos. Negou perda de peso. Ao exame, encontrava‐se em bom estado geral. Exame físico torácico e abdominal sem alterações. Realizou estudo contrastado do esôfago, que mostrou diâmetro esofágico de 5 cm, principalmente em sua porção distal. Fez manometria, que mostrou pressão do esfíncter inferior do esôfago de 40 mmHg (normal de 15 a 30 mmHg), com peristaltismo presente no corpo esofágico. Realizou, ainda, reação de Machado‐Guerreiro, cujo resultado foi positivo.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta, com resultados duradouros, para o paciente.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...