Um paciente de 55 anos de idade buscou atendimento em ra...

Medicina - Neurologia - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) - Residência Médica em Neurofisiologia Clínica (Residência Neurologia)

Um paciente de 55 anos de idade buscou atendimento em razão de cefaleia progressiva há 60 dias, sem alívio com analgesia simples. Os familiares relatam que o paciente tem apresentado alteração comportamental com comprometimento social importante na última semana. Foi realizada tomografia craniana que evidenciou lesão expansiva frontal à direita, de margens pouco definidas e densidade heterogênea. Uma ressonância magnética confirma lesão expansiva com hipersinal em T2 e captação por gadolíneo. O paciente foi submetido a ressecção cirúrgica e foi realizado envio de material para patologia.

Acerca desse caso clínico e conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Existem estudos que sugerem que o uso de memantina está associado a menor dano cognitivo em pacientes submetidos à radioterapia cerebral total.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca das técnicas utilizadas e das características principais encontradas em sistemas wireless que implementam as tecnologias WCDMA, WiMAX e Wi-Fi, e com relação aos serviços que podem ser providos utilizando-se essas tecnologias e suas variantes, julgue os itens de 106 a 117.

Uma das diferenças entre os padrões IEEE 802.16-2004 e IEEE 802.16e-2005 reside no fato de que o primeiro, por focar sistemas fixos e não móveis, utiliza modulação analógica das subportadoras ortogonais, no caso de o canal de radiofreqüência apresentar características adequadas, propriedade que permite explorar melhor a capacidade do canal.

Resolva a questão aqui ›