Um paciente de 76 anos de idade, previamente hipertenso, ...

#Questão 825348 - Medicina, Endoscopia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Endoscopia Respiratória II (Residência em Cirurgia Torácica)

Um paciente de 76 anos de idade, previamente hipertenso, diabético e cardiopata isquêmico, em uso atual de AAS, procurou atendimento na emergência do hospital em razão de quadro de dispneia. Ao dar entrada no hospital, apresentava TA = 134 mmHg x 67mmHg; FC = 78 bpm, em ritmo regular; FR = 23 mrpm; e SatO2 = 91%, em ar ambiente. Nos exames iniciais, o paciente apresentava hemograma normal e raios X de tórax com infiltrado bilateral com predomínio nas bases. Em seis horas de observação, evoluiu para insuficiência ventilatória, sendo transferido para CTI e realizada entubação orotraqueal com tubo 7,0 e ventilação mecânica. Nesse momento, se considerou a realização de broncoscopia para esclarecimento diagnóstico. A equipe clínica solicitou biopsia pulmonar durante o procedimento.

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Deve-se realizar instilação de anestésico tópico na via área do paciente durante o procedimento, sem preocupação quanto à dose por não haver risco de toxicidade sistêmica, já que a absorção é muito baixa.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis