Determinada paciente solteira, de 23 anos de idade, procu...

#Questão 825177 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Endocrinologia (Residência em Ginecologia

Determinada paciente solteira, de 23 anos de idade, procura serviço básico de saúde com queixa de dor em baixo ventre, além de dispareunia profunda, iniciados há cerca de dois meses. Refere ainda que, no mesmo período, vem apresentando sangramento de pequena intensidade, de dois a três dias, no meio da cartela do contraceptivo oral (etinil estradiol + levonorgestrel), que usa há dois anos. Teve quatro parceiros sexuais nos últimos seis meses e relata uso inconsistente de preservativo masculino. Nega queixas urinárias e queixas gastrointestinais, e tem evacuações diárias, com fezes de consistência normal. A paciente deseja ainda, na consulta, além do esclarecimento da queixa de dor, informações quanto ao uso de DIU de cobre, pois está incomodada com os escapes durante o uso da pílula. Ao exame, ela mostra abdome flácido e dor leve à palpação de hipogastro, mas sem defesa. Ao exame especular, visualizase ectrópio, sangrante ao toque, e secreção vaginal amareloesverdeada, espessa, pelo orifício interno do colo, sem odor. Ao toque vaginal, apresentou dor muito importante à mobilização do colo e à palpação de anexos. No momento do exame especular, foi coletada colpocitologia oncótica.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Essa paciente tem três critérios maiores e um critério menor para diagnóstico de DIP, não sendo necessária a realização de exames laboratoriais para iniciar tratamento ambulatorial.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis