Determinado paciente de 32 anos de idade, advogado, refer...

#Questão 824894 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Determinado paciente de 32 anos de idade, advogado, refere que iniciou a prática de treinamento resistido com enfoque em hipertrofia muscular há cerca de 10 anos, assim como corrida de 30 minutos cinco vezes por semana, associados ao uso de suplementação nutricional de whey protein (30 g/dia) e creatina (5 g/dia). O paciente possui 1,70 m de altura e 95 kg de peso corporal. A medida da circunferência abdominal é de 85 cm. A frequência cardíaca é de 62 bpm, a frequência respiratória é de 16 irpm e a saturação de oxigênio equivale a 98%. Apresenta exames laboratoriais solicitados por outro médico, por “rotina”, com os seguintes valores de referência (VR) do laboratório de realização: creatinina de 1,4 mg/dL (VR: 0,7-1,3); ureia de 45 mg/dL (VR: 10-40); creatinofosfoquinase de 500 U/L (VR: 22-344); e exame sumário de urina (ESU, EQU, urina tipo I, urinanálise) sem alterações. Relata um consumo proteico de cerca de 200 g por dia, na forma de cerca de 1 kg de peito de frango.

Com base nos dados apresentados nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O aumento da creatinofosfoquinase é comum nesse tipo de paciente, não despertando necessidade de investigações adicionais.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis