Um paciente de 54 anos de idade vai ao pronto-socorro com...

#Questão 824148 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Um paciente de 54 anos de idade vai ao pronto-socorro com história de obesidade; é pós-bariátrico há 10 anos, além de ser hipertenso, diabético e dislipidêmico e gostar muito de uísque e charuto. Apresenta quadro de cianose central e dispneia intensa, mesmo com suporte de O2 úmido e ventilação mecânica não invasiva: SatO2 = 84%; FC = 124 bpm; PA = 164 mmHg x 92 mmHg. Realiza-se angiotomografia de tórax, cujos principais achados são: extensa falha de enchimento, comprometendo a artéria principal esquerda, com extensão para todos os respectivos ramos lobares segmentares e subsegmentares, bem como nos ramos segmentares do lobo médio e subsegmentares do lobo inferior direito, compatíveis com tromboembolismo pulmonar agudo bilateral. Há opacidade triangular na base pulmonar esquerda, sugestiva de infarto pulmonar.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A clínica de dispneia associada a cianose está relacionada à hipoxemia, que ocorre em razão da presença de espaço morto alveolar, vaso e broncoconstrição reflexa e deficiência de produção de surfactante, com colapso alveolar.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis